Você está aqui: Notícias > Desafio Renault: Equipe da Unipar tem uma das 30 melhores ideias classificadas
Desafio Renault: Equipe da Unipar tem uma das 30 melhores ideias classificadas
Publicado em: 06/12/2016 às 15:00
A ‘ConectMobi’ foi classificada para a segunda fase; a vencedora vai ganhar prêmio de R$ 30 mil para cada grupo iniciar sua startup
Uma equipe da Universidade Paranaense (Unipar) está na segunda fase do Desafio Renault Experience 2.0. A equipe ‘ConectMobi’, que é composta pelas acadêmicas Roberta Ronsani Schu (Administração), Raquel Dos Santos (Engenharia) e Dieique Marques (Ciências Contábeis), está entre as que apresentaram as 30 melhores ideias empreendedoras do Brasil. O projeto concorreu com outros 300 e foi selecionado para a segunda fase do Desafio.
Administradora Franciele Antunes, coordenadora do Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais (Ciape), disse que tomou conhecimento sobre o Programa Renault Experience 2.0 em setembro deste ano. Ela disse que a iniciativa permite que os alunos aprendam várias técnicas e competências essenciais para iniciar uma startup.
Franciele comenta que visualizou uma ótima oportunidade para estimular a inovação e o empreendedorismo entre os acadêmicos. “Apresentamos a proposta para os cursos e conseguimos formar 11 equipes para participar do programa; o bacana é que os integrantes das equipes precisavam ser de cursos diferentes e acreditamos que isso fortaleceu ainda mais os grupos.”
A acadêmica Roberta falou que criar uma ideia inovadora não é nada fácil, exige trabalho e dedicação. “Mas a interdisciplinaridade foi fundamental para a criação da nossa proposta e valeu nosso esforço: estamos na próxima fase, aprendemos muito e há muito mais a aprender.”
Claudemir José de Souza, diretor da Unipar, destaca que os projetos de extensão como o Ciape têm feito a diferença nos resultados alcançados na universidade. “É um privilégio receber esses alunos maravilhosos e que agora, com esse desafio, levam o nome da Unipar de Francisco Beltrão e do Sudoeste do Paraná a todo Brasil.”
As outras equipes que passaram para a segunda fase são da UTFPR, UFPR, UNIFOR, UEM, UFBA, PUCPR, FEI, UNIPAR, UNINTER, UFPEL, UFOP, UFC e PUC Minas.
O programa
1º Fase - Ideathon: Se deu através de um processo de descoberta de ideias, criação e prototipagem com o objetivo central de encontrar desafios e oportunidades relacionados ao assunto de mobilidade e conectividade.
2º Fase – Business Lab: Consiste em transformar as 30 melhores ideias em um modelo de negócio sustentável, com o objetivo de colocá-las no mercado.
3º fase – Aceleração Renault: Nessa fase ocorrerá a seleção dos três melhores projetos; as equipes serão convidadas a ir a Curitiba para participar de reuniões de trabalho e aperfeiçoamento através de mentorias de executivos da Renault e empreendedores convidados.
Benefícios
Um programa completo que permite que os alunos aprendam várias técnicas para iniciar e decolar uma Startup;
Caixa de ferramentas com vídeos e guias para que as equipes possam desenvolver suas ideias;
Os mentores são executivos da Renault e empreendedores renomados;
Premiação de R$ 30.000,00 para cada grupo iniciar sua Startup.