No Paraguai: Egressa de Pedagogia investe em escola infantil trilíngue
Publicado em: 06/12/2016 às 15:00
Coordenação promoveu visita técnica à escola e também ao Centro de Educação de Jovens e Adultos de Guaíra e a Foz do Iguaçu
O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, realizou visita técnica à Escola de Educação Infantil Mi Rayito de Sol, em Salto Del Guairá/PY (em 18/11). Foram os professores Inês Altenhofen e José Ricardo Skolmovski (coordenador do curso).
Fundada por uma egressa do curso e em funcionamento há três meses, a escola tem turmas que vão desde o berçário até os anos finais da educação infantil. Embora esteja pouco tempo em funcionamento, o estabelecimento já comemora êxito em seus trabalhos.
A escola trabalha em três linhas: ensino trilíngue (língua portuguesa, espanhol e inglês), educação infantil e reforço escolar para as crianças com dificuldades de aprendizagem. Vanessa Oliveira, proprietária da escola, diz ter realizado um sonho. “É muito bom perceber que todo conhecimento construído ao longo do curso pode ser utilizado na prática da escola", comentou.
O professor José Ricardo diz ter ficado orgulhoso da iniciativa da ex-aluna: “Exemplos assim nos fazem ver que realmente temos formado profissionais para empreender e criar novas oportunidades em meio à crise; de fato não existe crise para bons profissionais".
Outra visita que o curso proporcionou foi com a turma do 4º ano, que levou os acadêmicos para conhecer o Centro Estadual de Educação Básica Valdir Fernandes (CEEBJA), em Guaíra (em 17/11). Na oportunidade eles viram como se dá a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e puderam aprender sobre as realidades da gestão escolar, da docência e da visão do aluno, que é usuário deste sistema de ensino.
"Perceber a realidade do trabalho pedagógico nas falas dos atores da educação é compreender os limites, possibilidades e desafios da prática do professor; educar é dar possibilidades para novas perspectivas, é oportunizar a concretização de sonhos", argumentou Skolmovski.
Visita a Foz do Iguaçu
Para fechar o ano letivo, os alunos de Pedagogia também foram conhecer locais importantes de Foz de Iguaçu (em 20/11). Eles visitaram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque das Aves e o principal ponto turístico da cidade, as Cataratas do Iguaçu, analisando os recursos naturais da região e a questão da sustentabilidade, que são conteúdos abordados nas séries iniciais do ensino fundamental.
Skolmovski defende que os professores precisam vivenciar aquilo que vão ensinar: “Apenas dessa forma transformaremos nossa prática em sala de aula; mais do que um momento de lazer e turismo, esse contato com a natureza e o meio ambiente amplia o olhar dos futuros profissionais da educação”.