Arte e Subjetividade: Acadêmicos de Psicologia realizam noite cultural
Publicado em: 02/12/2016 às 16:00
No palco, houve apresentações de poesia, canto e de técnicas de ioga, capoeira e balé, que permitiram “comunicar a vida”
O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, promoveu mais um evento de Arte e subjetividade. Os formandos do curso convidaram diversos artistas para se apresentar, dando show na poesia, canto, demonstração de técnicas de ioga, capoeira, balé e outras danças.
A organizadora do encontro, professora Lucimaira Cabreira, responsável pela disciplina ‘Arte e Subjetividade’, ressalta que as manifestações artísticas são incorporadas e pensadas como estratégias do psicólogo, oportunizando expressar e simbolizar sentimentos, sensações e sentidos diversos. “Falamos de nós por meio da arte; comunicamos a vida, fazemos com que os afetos circulem”, frisa a docente.
Para abrilhantar a noite, o grupo da acadêmica Maria Silva de Santana Bassani convidou a banda de rock Alelos Mutantes e o
Swasthya Ioga Studio. Segundo ela, a arte é algo que vem a somar, assim, o evento proporcionou aos alunos de Psicologia e demais participantes uma melhor compreensão e reflexão do que se é possível fazer em diferentes contextos e formas de expressar a arte.
“A arte é uma ligação entre o mundo interno e o externo, proporciona um caminho de volta do mundo de fantasia para a realidade. Com a arte é possível atingir o bem-estar físico e mental das pessoas que se propõem a experimentá-la. Ela também possibilita várias formas de compreender o ser humano, transcendendo a alma do outro sem precisar que seja dita palavra alguma”, afirma Maria.