UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

'Saúde com Ciência' difunde informações interessantes para o cotidiano

Publicado em: 02/12/2016 às 15:00

Veiculado pelas emissoras de televisão da Unipar e apresentado pela diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Evellyn Wietzikoski, programa traduz e socializa conhecimento científico

A apresentadora Evellyn Wietzikoski durante entrevista realizada com o acadêmico Roberto Gonçalves
A apresentadora Evellyn Wietzikoski durante entrevista realizada com o acadêmico Roberto Gonçalves
À frente do programa desde o mês de fevereiro, professora Evellyn Wietzikoski já recebeu mais de 30 convidados
À frente do programa desde o mês de fevereiro, professora Evellyn Wietzikoski já recebeu mais de 30 convidados
Preparação: Antes de iniciar a gravação, a apresentadora conversa com o aluno Roberto Gonçalves e o professor Tiago Bonetti

Entre seus investimentos, a Universidade Paranaense – Unipar coloca como prioridade produzir material para comunicar a comunidade sobre os projetos e ações que desenvolve, voltados a beneficiar a sociedade. São revistas, cartilhas, programas de rádio e de televisão e outros informativos que têm por objetivo democratizar o conhecimento científico.

Entre eles está o programa de televisão ‘Saúde com Ciência’, apresentado pela diretora da pasta de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Evellyn Wietzikoski. O programa de entrevistas, que é gravado no estúdio da TV+ Unipar, tem como foco expor e debater resultados dos estudos de pesquisadores que atuam na Unipar ou em outras IES (Instituições de Ensino Superior).

À frente do programa desde o mês de fevereiro, a professora afirma que está animada com a nova experiência: “É desafiadora, mas ao mesmo tempo gratificante, pois a cada programa aprendo muito sobre assuntos novos”. Os convidados são professores e estudantes.

“Discuto com o entrevistado os assuntos, para esclarecermos como eles impactam diretamente na vida cotidiana da sociedade; com linguagem simples e muita seriedade, estamos levando para a casa dos telespectadores mensagens, dicas, conselhos que podem influenciar na melhoria da qualidade de vida”, destaca a professora, que é graduada em Fisioterapia.

No programa, Evellyn já recebeu mais de 30 convidados; entre eles está o acadêmico Roberto Gonçalves, que apresentou o projeto do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Formando do curso de Sistemas de Informação da Unipar de Paranavaí, ele projetou e montou uma impressora 3D (três dimensões). “Achei o trabalho fascinante, por isso pautei”, justifica.

Ela destaca também a entrevista do professor doutor Cledison Zatta Valdameri, da Unipar. Ele é engenheiro civil e falou sobre sua pesquisa científica com cerâmica. “Foi uma conversa bem produtiva”, avalia.

Sobre seu desempenho frente às câmeras, Evellyn diz que o começo foi bem difícil, mas logo superou. “Aos poucos fui perdendo a timidez e melhorando; agora já consigo uma conversa tranquila, sem muita ansiedade. Neste processo, devo reconhecer que a equipe da TV+ me ajudou muito, me dando todo o suporte necessário para o bom andamento do programa”, comenta, avisando que em 2017 o programa volta para as grades da TV+ e da TV UP.

Inaugurada em 2002, a TV+Unipar firmou-se como um dos pilares da comunicação da Universidade Paranaense, transmitindo programação educativa e cultural. Nesses 14 anos, o telespectador teve a oportunidade de acompanhar pelo canal 18 (tv a cabo) os programas locais produzidos pela emissora, coordenada pela DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação). E a TV UP está no ar, com programação própria e do Canal Futura, desde 2011; é gerenciada pela Fundação Cândido Garcia. 

Redes sociais>