Você está aqui: Notícias > Pesquisa: Professora de Fisioterapia ministra palestra em congresso nacional
Pesquisa: Professora de Fisioterapia ministra palestra em congresso nacional
Publicado em: 29/11/2016 às 16:40
Docente há 16 anos na Instituição, ela expôs suas experiências em procedimentos de pré e pós-operatório aplicados em pacientes bariátricos
A professora e pesquisadora da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, Dora de Castro Agulhon Segura, foi palestrante do Congresso Brasileiro de Especialidades Fisioterapêuticas (COBRAESF), em Foz do Iguaçu (de 3 a 5 de novembro). Lá, ela discorreu sobre “Uma abordagem fisioterapêutica no pré e pós-operatório de pacientes bariátricos”, tema que faz parte de uma pesquisa desenvolvida na Unipar.
A professora, que faz parte do quadro docente da Unipar há 16 anos, também apresentou o artigo “Fisioterapia pós-cirurgia bariátrica: Prática de atividade física monitorada e promoção da qualidade de vida”, escrito com auxílio dos acadêmicos do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar.
Durante o evento, ela também foi convidada para ser a avaliadora de temas livres apresentados na forma de painel, em função da sua experiência na disciplina de Metodologia da Pesquisa e consultoria em diversos periódicos nacionais.
De Toledo, 22 acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unipar participaram do evento, que contou com a presença de profissionais renomados das mais diferentes partes do país. O Congresso foi realizado junto com o 1º Fórum das Condutas Fisioterapêuticas Frente às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (CREFITO 8).
“Foi um evento muito importante para o Paraná, visto que congressos nacionais são sempre realizados em grandes cidades turísticas; já era hora de Foz do Iguaçu ser a sede. Foi um grande mérito poder contribuir com o evento, a convite do fisioterapeuta de renome no Brasil, José dos Santos Lima”, afirma.
Ela também considera importante o fato de ter tido chance de falar sobre o tema de pesquisa que vem desenvolvendo: “Foi um grande prazer! Estou estudando o tema há aproximadamente cinco anos; trata-se de uma área de atuação fisioterapêutica nova e que vem ganhando muito espaço, devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos pacientes”.
Dora também destacou a participação dos alunos da Unipar. “Vê-los participando foi muito gratificante! Eles compuseram o maior número de acadêmicos de uma Instituição, comprovando que a Unipar é uma Universidade que se preocupa em estimular o desenvolvimento acadêmico no preparo de bons profissionais”.
Ela informa que nos três dias de estudos e de enriquecimento e conhecimentos múltiplos, foram debatidos temas relacionados à ortopedia desportiva, geriatria, reumatologia, pneumologia, cardiologia, neurologia, pediatria, dermatologia e técnicas de avaliação e tratamento.
E defende que a fisioterapia, que completa 47 anos de profissão em 2016, tem muito a comemorar e apresentar suas diferentes áreas de atuação: “É uma profissão em constante crescimento, imprescindível para a recuperação e reabilitação de indivíduos”.
Para a professora, os fisioterapeutas são profissionais que trabalham com as mãos, com a mente e, sobretudo, com o coração. “É uma profissão de doação; ver o outro evoluir e promover saúde realmente fazem dos fisioterapeutas pessoas afortunadas e gratificadas no seu papel social.”