UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pesquisa: Professora de Fisioterapia ministra palestra em congresso nacional

Publicado em: 29/11/2016 às 16:40

Docente há 16 anos na Instituição, ela expôs suas experiências em procedimentos de pré e pós-operatório aplicados em pacientes bariátricos

Professora da Unipar proferiu palestra em que tratou de tema de pesquisa que desenvolve em Toledo
Professora da Unipar proferiu palestra em que tratou de tema de pesquisa que desenvolve em Toledo
Professora da Unipar também apresentou artigo sobre fisioterapia pós-cirurgia bariátrica

A professora e pesquisadora da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, Dora de Castro Agulhon Segura, foi palestrante do Congresso Brasileiro de Especialidades Fisioterapêuticas (COBRAESF), em Foz do Iguaçu (de 3 a 5 de novembro). Lá, ela discorreu sobre “Uma abordagem fisioterapêutica no pré e pós-operatório de pacientes bariátricos”, tema que faz parte de uma pesquisa desenvolvida na Unipar.

A professora, que faz parte do quadro docente da Unipar há 16 anos, também apresentou o artigo “Fisioterapia pós-cirurgia bariátrica: Prática de atividade física monitorada e promoção da qualidade de vida”, escrito com auxílio dos acadêmicos do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar.

Durante o evento, ela também foi convidada para ser a avaliadora de temas livres apresentados na forma de painel, em função da sua experiência na disciplina de Metodologia da Pesquisa e consultoria em diversos periódicos nacionais.

De Toledo, 22 acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unipar participaram do evento, que contou com a presença de profissionais renomados das mais diferentes partes do país. O Congresso foi realizado junto com o 1º Fórum das Condutas Fisioterapêuticas Frente às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (CREFITO 8).

“Foi um evento muito importante para o Paraná, visto que congressos nacionais são sempre realizados em grandes cidades turísticas; já era hora de Foz do Iguaçu ser a sede. Foi um grande mérito poder contribuir com o evento, a convite do fisioterapeuta de renome no Brasil, José dos Santos Lima”, afirma.

Ela também considera importante o fato de ter tido chance de falar sobre o tema de pesquisa que vem desenvolvendo: “Foi um grande prazer! Estou estudando o tema há aproximadamente cinco anos; trata-se de uma área de atuação fisioterapêutica nova e que vem ganhando muito espaço, devido aos inúmeros benefícios proporcionados aos pacientes”.

Dora também destacou a participação dos alunos da Unipar. “Vê-los participando foi muito gratificante! Eles compuseram o maior número de acadêmicos de uma Instituição, comprovando que a Unipar é uma Universidade que se preocupa em estimular o desenvolvimento acadêmico no preparo de bons profissionais”.

Ela informa que nos três dias de estudos e de enriquecimento e conhecimentos múltiplos, foram debatidos temas relacionados à ortopedia desportiva, geriatria, reumatologia, pneumologia, cardiologia, neurologia, pediatria, dermatologia e técnicas de avaliação e tratamento.

E defende que a fisioterapia, que completa 47 anos de profissão em 2016, tem muito a comemorar e apresentar suas diferentes áreas de atuação: “É uma profissão em constante crescimento, imprescindível para a recuperação e reabilitação de indivíduos”.

Para a professora, os fisioterapeutas são profissionais que trabalham com as mãos, com a mente e, sobretudo, com o coração. “É uma profissão de doação; ver o outro evoluir e promover saúde realmente fazem dos fisioterapeutas pessoas afortunadas e gratificadas no seu papel social.”

Redes sociais>