Você está aqui: Notícias > Enfermagem participa do maior evento de Saúde da América Latina, em Cuiabá
Enfermagem participa do maior evento de Saúde da América Latina, em Cuiabá
Publicado em: 29/11/2016 às 16:20
Professores e estudantes apresentaram estudos científicos no evento, que reuniu mais de três mil profissionais
Professores e alunos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, participaram do 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. O evento é o maior da área de saúde na América Latina e atraiu para Cuiabá/MT cerca de 3.300 pessoas, com expressivo crescimento da participação dos profissionais já atuantes na área, pesquisadores, gestores e estudantes de enfermagem.
Promovido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, o evento seguiu o objetivo de reunir enfermeiros e técnicos de enfermagem, estudantes e outros profissionais da área de saúde e representantes governamentais locais e internacionais, para discutir alguns tópicos relacionados às políticas de saúde existentes e seus reflexos para as diferentes realidades da Enfermagem no contexto nacional e internacional.
Além disso, permitiu congregar a comunidade de Enfermagem e outros profissionais da saúde para debater as perspectivas de uma nova ética, subsidiar a construção de propostas e recomendações para o fortalecimento da profissão Enfermagem. “O 19º CBCENF comemorou os 40 anos do Cofen e tal evento foi um marco do fortalecimento do conselho”, afirmou o presidente Osvaldo Albuquerque, que destacou a qualidade científica do congresso e a união da categoria pela valorização da Enfermagem.
O 19º CBECNF teve como tema “Inovação e Tecnologia em Enfermagem: Avanços para a profissão” e proporcionou também um espaço de articulação política dos profissionais, dos sindicatos, da Federação Nacional de Enfermeiros e dos Conselhos Regionais, que discutiram estratégias de mobilização da categoria para pressionar pela aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000 – PL 30h, em tramitação na Câmara dos Deputados.
No geral, foram abordados assuntos atuais e extremamente relevantes em todos os aspectos, que contribuem de forma significativa para um novo cenário para nossa atuação profissional que começa a ser estruturada durante a graduação. Entendendo a importância deste evento, mais uma vez professores e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unipar marcaram presença, com participação em todas as atividades, com importante divulgação de trabalhos científicos realizados.
O evento foi encerrado, deixando um legado de união e fortalecimento do sistema Cofen/Conselhos Regional. Profissionais e acadêmicos compartilharam conhecimentos com apresentações de trabalhos no formato de pôster, foram mais de 1,2 mil inscritos, vindos de todo o Brasil, além do lançamento de 15 livros e guias técnicos.
Para muitos, foi a primeira apresentação em um congresso deste porte, como é o caso de Luana Rossani, Daniela Glowack, Everaldo Moreno e Milena da Rosa. “Foi minha primeira participação em um Congresso de Enfermagem, experiência esta única e apaixonante, que reuniu profissionais de Enfermagem nacionais e internacionais, um evento com ampla diversidade, que envolve muito conhecimento e cultura”, relata Milena.
Os estudantes do curso de Enfermagem da Unipar ressaltaram a importância de apresentarem seus trabalhos de pesquisa no Congresso. A estudante do 4º ano, Sheila Bechi, observa: “Tivemos a oportunidade única de participar de debates, palestras e mesas- redondas, com profissionais de todo o Brasil e exterior, discutindo os principais avanços da Enfermagem, bem como a apresentação de trabalhos científicos produzidos por acadêmicos e professores. Voltei com uma bagagem de conhecimento satisfatória, a qual superou todas as minhas expectativas em relação ao Congresso, ampliou minha visão e perspectivas em relação ao futuro e horizontes em que a arte do cuidado da enfermagem pode oferecer a carreira profissional no âmbito nacional e internacional”.
Para a futura enfermeira Fabiana Rossani, a participação no Congresso proporcionou um conhecimento amplo das várias áreas que a enfermagem pode ser exercida, desde atualizações, exposião e aquisição de conhecimentos: “É vivenciar algo incrível que com certeza irá alimentar o conhecimento e a vida profissional; é atualização de conhecimento!”.
A coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa, salienta que essas experiências são para a vida dos acadêmicos: “A participação deles em eventos de tão grande porte, como o CBCENF, nos proporciona maiores expectativas quanto aos profissionais que estamos formando, pois é na participação de eventos como este que identificamos o caminho dos nossos alunos e isso nos motiva a cada vez mais trabalhar incansavelmente e com amor pela enfermagem”.
Ela diz também que Enfermagem como profissão é estar a serviço da pessoa humana. “É importante destacar que em todas as ações universitárias há um elo em comum: o compromisso de produzir conhecimento de qualidade e proporcionar meios para que este circule entre os profissionais da área e a comunidade em geral”. E defende: “Integrar os acadêmicos em ações é determinante para sua formação e é por meio dessa formação diferenciada que obtemos inovação e novas perspectivas para o cenário da saúde em todos os seus contextos”.