Você está aqui: Notícias > Ciências Contábeis é parceiro da 1ª Semana do Controle Externo
Ciências Contábeis é parceiro da 1ª Semana do Controle Externo
Publicado em: 29/11/2016 às 15:20
Evento atraiu estudantes, profissionais da área e servidores de mais de 70 municípios
O curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, foi um dos parceiros da 1ª Seconex (Semana do Controle Externo), promovido pelo TCE/PR (Tribunal de Contas do Paraná). O evento foi realizado simultaneamente em oito cidades do Paraná: Foz do Iguaçu, Umuarama, Francisco Beltrão, Wenceslau Braz, Curitiba, Londrina, Telêmaco Borba e Paranavaí (de 8 a 10/11).
“Cada cidade abordou temas referentes à administração pública, como Atos de Pessoal, Licitações e Contratos, Obras Públicas, Tecnologia da Informação e Transferências Voluntárias, todos ministrados por profissionais das unidades técnicas do TCE”, conta o professor do curso da Unipar, professor Daniel Dutra de Souza, que ministra a disciplina de Contabilidade Pública e Orçamento.
Em Umuarama o tema pautado foi Contabilidade Pública, ministrado pelos contadores Leandro Menezes Rodrigues e Anderson Regis Saladino. Realizada no Teatro Unipar, a palestra atraiu, além de estudantes da Universidade, profissionais da área contábil.
Os palestrantes aprofundaram discussões sobre plano de contas aplicadas ao setor público, contabilidade orçamentária (receita, despesa e exercícios), imobilizado, estoques, reavaliação, depreciação e redução ao valor recuperável, equações contábeis, parcerias público-privadas, balanço orçamentário, patrimonial e financeiro, notas explicativas, entre outras questões.
“Mais de 70 munícipios do Estado participaram da Seconex, o que vislumbra a relevância do evento na formação dos nossos estudantes e na capacitação dos servidores das prefeituras que aderiram”, ressalta o professor Daniel.
Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Clovis Uliana, a parceria com o Tribunal de Contas do Paraná foi de suma importância. “Nossos acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o cenário de convergência pelo qual passa a contabilidade pública, pois, além da execução orçamentária, visa o objeto da contabilidade, que é o controle patrimonial com a sua implantação”.