UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Onipotente no passado recente, máquina de escrever ganha mostra em Cascavel

Publicado em: 30/07/2010 às 15:50

Estudantes de História colaboram na organização do evento, que acontece no Centro Cultural, destacando peças que fazem parte da história da cidade

Máquina de escrever, equipamento importante para profissionais dos séculos XIX e XX

Segue até o próximo dia 8, no Centro Cultural Gilberto Mayer, a exposição ‘O passado da escrita: máquinas de escrever do século 20’ realizada pela Secretaria de Cultura de Cascavel, via Museu Histórico Celso F. Sperança, em parceria com o curso de História da Universidade Paranaense - UNIPAR.

Segundo o professor Vladimir Medeiros, a exposição abre-se para máquinas de escrever que vieram para a cidade na época de sua fundação e para a reflexão do processo de evolução desta ferramenta de trabalho amplamente utilizada, desde o início do município (ainda na década de 1950) até os anos de 1990.

A partir dessas peças, os organizadores querem evidenciar o histórico deste instrumento que teve grande importância para a sociedade desde o século 19. “Esta é uma exposição de grande relevância não só para historiadores, mas para a comunidade em geral, reflete uma parcela importante da história de Cascavel”, diz o professor da UNIPAR.

As máquinas da primeira escola de datilografia de Cascavel fazem parte do importante acervo. Segundo a coordenadora do Museu, Silvia Prado, este é um projeto novo que enriquece o Museu: “Além de contribuir com a higienização das peças, acadêmicos de História da UNIPAR pesquisaram sobre a história do equipamento; também estamos catalogando fotos antigas para que a comunidade, principalmente alunos do ensino fundamental e médio, aprecie e conheça a origem e importância das máquinas”.

A visitação pode ser feita das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19 horas. Mais informações podem ser encontradas no endereço www.cascavel.pr.gov.br/servicos/museuhistorico.

Redes sociais>