Você está aqui: Notícias > Onipotente no passado recente, máquina de escrever ganha mostra em Cascavel
Onipotente no passado recente, máquina de escrever ganha mostra em Cascavel
Publicado em: 30/07/2010 às 15:50
Estudantes de História colaboram na organização do evento, que acontece no Centro Cultural, destacando peças que fazem parte da história da cidade
Segue até o próximo dia 8, no Centro Cultural Gilberto Mayer, a exposição ‘O passado da escrita: máquinas de escrever do século 20’ realizada pela Secretaria de Cultura de Cascavel, via Museu Histórico Celso F. Sperança, em parceria com o curso de História da Universidade Paranaense - UNIPAR.
Segundo o professor Vladimir Medeiros, a exposição abre-se para máquinas de escrever que vieram para a cidade na época de sua fundação e para a reflexão do processo de evolução desta ferramenta de trabalho amplamente utilizada, desde o início do município (ainda na década de 1950) até os anos de 1990.
A partir dessas peças, os organizadores querem evidenciar o histórico deste instrumento que teve grande importância para a sociedade desde o século 19. “Esta é uma exposição de grande relevância não só para historiadores, mas para a comunidade em geral, reflete uma parcela importante da história de Cascavel”, diz o professor da UNIPAR.
As máquinas da primeira escola de datilografia de Cascavel fazem parte do importante acervo. Segundo a coordenadora do Museu, Silvia Prado, este é um projeto novo que enriquece o Museu: “Além de contribuir com a higienização das peças, acadêmicos de História da UNIPAR pesquisaram sobre a história do equipamento; também estamos catalogando fotos antigas para que a comunidade, principalmente alunos do ensino fundamental e médio, aprecie e conheça a origem e importância das máquinas”.
A visitação pode ser feita das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19 horas. Mais informações podem ser encontradas no endereço www.cascavel.pr.gov.br/servicos/museuhistorico.