UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Tribunal de Justiça e Unipar promovem curso para mediadores de conflitos

Publicado em: 28/11/2016 às 16:50

É o segundo treinamento do gênero que acontece, atraindo estudantes, servidores e profissionais da área do Direito

Alunos e servidores do TJ que participam do treinamento no Cejusc/ Unipar
Alunos e servidores do TJ que participam do treinamento no Cejusc/ Unipar

O Tribunal de Justiça do Para­ná, via Centro Judi­ciário de Solução de Con­flitos e Cidadania (Cejusc), em convênio com o curso de Direito da Universidade Paranaense, Uni­dade de Francisco Beltrão, promoveu o 2º Cur­so de Conciliação e Media­ção Judicial. O treinamento, realizado nas de­pendências da Unipar, teve uma carga horária de 100 horas, com atividades teóricas e práticas. Estudantes da Unipar e de outras instituições de ensino, profissionais do Direito e servidores de comarcas da cidade e de outros municípios da região participam.

A iniciativa atende a Política Nacional de Tra­tamento dos Conflitos de Interesses, instituída pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Jus­tiça (CNJ), órgão que determinou a implantação dos Cejuscs. Por isso a necessidade de aperfeiçoamento das pesso­as envolvidas para o corre­to tratamento dos mecanis­mos de solução de conflitos (judiciais e extrajudiciais). Os participantes do curso poderão atuar nos jurisdicionados do Sudoeste do Paraná, bem como no próprio Ce­jusc, que funciona na Uni­par.

O curso conta com três instrutores formados pe­lo Conselho Nacional de Justiça: Bruno Gasparoto, servidor do TJ/PR, co­marca Cascavel; Jaison Ru­cisnki, servidor TJ/PR, União da Vitória; e Miriam Batista, servidora TJ/PR, comarca de Maringá. A organiza­ção e supervisão das atividades é da servidora do TJ/PR de Curitiba, Lucine­li Kuster.

Diferente­ da conciliação, a mediação busca a aproxi­mação das partes através do diálogo, fazendo com que as mesmas apresentem seus reais interesses e pro­blemas, para que o jurisdicionado possa atingir de forma satisfatória a solução do conflito.

“Essa parceria com a Unipar vem rendendo grandes fru­tos, além de instrumentalizar a política pública de solução alterna­tiva de disputas”, ressalta Lucineli Kuster. Segundo ela, são poucas as universidades que apoiam de forma con­tundente as ações de capa­citação “Somos gratos à Instituição pelo empenho na concretização deste cur­so”.

O coordenador do curso de Direito da Unipar, professor Alexandre Magno, salientou que a capacitação é um evento de grande importân­cia para o cenário jurídico beltronense. “Com esta união de forças conseguimos enriquecer a formação dos nossos alunos e a experiência dos profissionais da área do Direito de região sudoeste”.

Redes sociais>