Você está aqui: Notícias > Bioética: Professores e acadêmicos lançam livros sobre o tema
Bioética: Professores e acadêmicos lançam livros sobre o tema
Publicado em: 28/11/2016 às 16:00
A solenidade no Teatro Unipar reuniu professores e acadêmicos da graduação e do mestrado; foram lançados os livros ‘Bioética e Cinema’ e ‘Animais, Bioética e Direito’
Com a presença de acadêmicos, professores e diretores da Universidade Paranaense – Unipar, o curso de Direito da Unidade de Umuarama promoveu solenidade de lançamento dos livros ‘Bioética e Cinema’ e ‘Animais, Bioética e Direito’ (em 26/10).
Realizada no Teatro Unipar, no Câmpus-Sede, a cerimônia foi aberta pelo reitor Carlos Eduardo Garcia e pelo coordenador do curso de Direito, Valdecir Pagani. Em seguida, co-autores de capítulos das obras foram convidados para uma explanação sobre o tema que abordaram nas obras.
O ponto alto foi a palestra da professora convidada da noite e também autora dos livros, Tereza Rodrigues Vieira; ela discorreu sobre o tema ‘Animais: reflexões bioéticas e jurídicas’.
O livro ‘Animais, Bioética e Direito’, que teve como organizadores e coordenadores a professora Tereza e o ex-aluno do mestrado em Direito da Unipar, Camilo Henrique Silva, reúne artigos de professores, acadêmicos e egressos da Unipar; eles abordam temas importantes, como o direito dos membros da família sobre os animas, guarda e disputa, responsabilidade de pet shops e clínicas e uso de animais em pesquisas.
A professora Tereza também é organizadora do livro ‘Bioética e Cinema’, junto com os professores Luiz Geraldo Do Carmo Gomes (Unicesumar) e Valéria Silva Galdino (UEM).
Entre outros professores de importantes universidades brasileiras, integram a obra Luiz Roberto Prandi, Luis Irajá Nogueira Sá Jr e Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, da Unipar, além dos alunos Lucas Marin Cebrian e Renan William de Deus Lima, do curso de Direito da Unipar.
Prandi conta que se sentiu honrado por participar de tão expressivo trabalho acadêmico: “Trata-se de uma obra que aborda de forma inovadora a temática; é um conjunto de estudos que vem para fortalecer o ensino da Bioética”.
Dois ex-alunos do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, Camilo Henrique Silva e Fernando Corsato Neto, também são co-autores. O professor Prandi e os acadêmicos Lucas Marin Cebrian e Renam Willian de Deus Lima participam da obra com o capítulo ‘O Jogo da Imitação: Uma perspectiva histórica e bioética acerca da criminalização da homossexualidade’.
Vazio moral e intolerância
O professor Luis Irajá e sua esposa, professora Maria do Carmo, participaram com o artigo ‘Dilema Moral, Morte Violenta e Mistanásia: Reflexões Bioéticas no Filme O Pacto’, no qual abordam a questão do dilema moral em casos de justiça pelas próprias mãos. “A sociedade mundial enfrenta hoje o problema da mistanásia, que é morte miserável, morte fora e antes do tempo); é comum nos grandes centros a morte por inanição, bala perdida, execução sumária, acidente de trânsito, xenofobia, homofobia, guerra civil...”, comenta Irajá.
Segundo ele, o homem atual vive num grande vazio moral e está cada vez mais vulnerável, portanto se torna mais suscetível a resolver seus problemas a partir da violência. “Torna-se necessário a mudança cultural na civilização, sob pena de perder-se o humano que existe em cada um”, alerta o docente.
Para o acadêmico Rennan, a participação em trabalho importante como esse proporcionou um extraordinário crescimento, tanto acadêmico quanto pessoal: “Discutir sobre temáticas que muitas vezes provocam opiniões diversas, nos faz refletir sobre nossa própria intolerância, sobre a dignidade das diferenças e, principalmente, sobre entender o próximo e suas escolhas”.