Você está aqui: Notícias > Esteticista: 2016 ficará para a história com a regulamentação da profissão
Esteticista: 2016 ficará para a história com a regulamentação da profissão
Publicado em: 24/11/2016 às 16:00
Deputado Traiano disse que se sensibilizou com a luta das esteticistas e que esta lei irá beneficiar mais de 15 mil profissionais de todo o Paraná.
No dia 8 de novembro de 2016, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, foi aprovado o Projeto de Lei 264/2016, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB).
A matéria prevê que os profissionais Tecnólogos em Estética e Cosmética possam responder tecnicamente pela clínica ou consultório de Estética e que os Técnicos em Estética possam legalmente responder pelos trabalhos por eles desempenhados.
Sendo assim, os órgãos públicos de fiscalização não poderão exigir que o responsável técnico da clínica ou consultório seja associado a entidades, conselhos ou órgãos de classes diverso da sua profissão.
As profissionais presentes destacaram a importância da aprovação e sanção da lei ao governador do Estado Beto Richa (PSDB). Traiano disse que se sensibilizou com a luta das esteticistas e que esta lei irá beneficiar mais de 15 mil profissionais de todo o Paraná.
Estiveram presentes na Assembleia Legislativa professoras, acadêmicas e egressas do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense (Unipar), unidades de Francisco Beltrão, Cascavel, Guaíra e demais regiões do Paraná.
A tecnóloga em Estética e Cosmética Maria Zenaide Stumpf Ficanha, de Francisco Beltrão, acompanhou de perto todo o desenvolvimento deste projeto. Diz ela “que a busca para a formulação e andamento deste projeto se teve ainda em novembro de 2015, quando ela procurou a Associação dos Profissionais de Estética do Paraná para se inteirar dos projetos em andamento”.
Naquela oportunidade teve conhecimento de que o projeto estava parado; sendo assim tomou a iniciativa de procurar o deputado estadual Ademar Traino, que prontamente a recebeu juntamente com a tecnóloga em Estética e Cosmética Thuane Téo e a professora da Unipar, Daiane Carneiro de Souza.
A presidente da Associação dos Profissionais de Estética do Paraná, Mariana Wichineski, conta que a tecnóloga Maria Zenaide Stumpf Ficanha teve a iniciativa de se reunir com o deputado estadual Ademar Traiano e assim expôs as necessidades da classe; após isso, a Associação acompanhou e prestou toda a assessoria para formulação do projeto de Lei 264/2016. “Ela atuou de forma brilhante como cidadã”, destaca.
A professora do curso de Estética e Cosmética da Unipar, Juliana Perardt, enfatizou “que o Estado do Paraná apresenta grande engajamento com relação às ações promovidas para aprovação dos projetos de lei, e que o apoio prestado pelo deputado e o governador foi de extrema importância para os técnicos e tecnólogos em Estética”.
Para completar a alegria de todos os profissionais técnicos e tecnólogos em Estética e Cosmética, no dia 10 de novembro outra lei foi aprovada por unanimidade, sendo esta a Lei Federal 2332/2015 de autoria da deputada federal Soraya Santos (PMDB), que regulamenta a profissão de Esteticistas, Cosmetólogos e Técnicos em Estética. Soraya Santos teve o apoio de diversos deputados. A votação teve início às 11h no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.
A Universidade Paranaense – Unipar comemora a conquista. Reitoria, diretores e professores parabenizam a classe das esteticistas de todo o País. “Os profissionais que buscam ensino de qualidade e constante capacitação merecem a sua valorização”, destaca o diretor da Unidade de Francisco Beltrão, Claudemir José de Souza.
As manifestações de agradecimento em redes sociais não param e os dois grandes nomes que hoje são citados e que irão marcar estas datas são os de Soraya Santos e Ademar Traiano.