Você está aqui: Notícias > Visita técnica: Acadêmicos de Enfermagem conheceram hospitais de Curitiba
Visita técnica: Acadêmicos de Enfermagem conheceram hospitais de Curitiba
Publicado em: 23/11/2016 às 17:00
Os acadêmicos da Unipar conheceram os hospitais Vita, Cajuru, Pequeno Príncipe e o Hospital do Idoso Zilda Arns
Professores e alunos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, aproveitaram o feriadão dos dias 14 e 15 de novembro para uma viagem técnica. Acadêmicos do primeiro ao quarto ano do curso, acompanhados pelos professores Alessandro, Andréia e Géssica, visitaram alguns hospitais de Curitiba.
Os acadêmicos foram divididos entre os Hospitais Vita e Cajuru. O Hospital Vita Curitiba é um órgão privado que atende convênios, considerado um dos conjuntos hospitalares de maior qualidade no País e um dos mais importantes do Estado do Paraná, caracterizado pelo atendimento de alta complexidade.
Com 125 leitos no total, sendo divididos em 83 apartamentos, 10 Leitos de UTI pediátrica e 32 de UTI geral, a média de atendimentos é de 9.000 clientes/mês.
Já o Hospital Universitário Cajuru realiza atendimento ambulatorial aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em diversas especialidades médicas, para continuidade da assistência dos pacientes atendidos no Pronto Socorro, além de disponibilizar consultas médicas para a rede de Unidades de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana do SUS.
O Hospital Pequeno Príncipe é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. Ao longo de seus quase 100 anos de atividades, a instituição beneficiou milhares de crianças e adolescentes de todo País, reforçando seu compromisso com a causa da saúde infantojuvenil.
Com 32 especialidades médicas de média e alta complexidade em pediatria, além de 60 leitos de UTI divididos entre as áreas cardíaca, neonatal, cirúrgica e pediátrica, destaca-se também pela excelência técnico-científica e pelo atendimento humanizado.
O conceituado hospital oferece cirurgias complexas e atendimento em unidades de terapia intensiva, além de um amplo leque de terapias, como quimioterapia e fisioterapia. Além da assistência, oferece atendimento integral, que avalia o paciente como um sujeito completo, com necessidades físicas, emocionais, espirituais, sociais e intelectuais.
Segundo o IBGE, a população de idosos no Brasil é 20.590.599 habitantes, que representa 10,8% da população. Em Curitiba a população de idosos é de 198.089, que corresponde a 11,3% da sua população com idade superior a 60 anos. O Hospital do Idoso Zilda Arns vem implementar a referência à pessoa idosa no cuidado secundário, visando qualidade nos processos dentro de um modelo focado na Segurança do Paciente; conta com 131 leitos distribuídos entre enfermarias, quartos de isolamento, leitos de UTI, observação, emergência e recuperação pós-anestésica.
Para os alunos que visitaram as instituições pela primeira vez, foi um misto de encanto e o despertar de novos conhecimentos, tanto na rede pública como na privada. Para aqueles que já haviam participado de outras visitas, evidenciou-se a importância do enfermeiro em todos os setores do hospital. Segundo a aluna Eliane Rodrigues de Mattos, acadêmica do 3º ano do curso, “é a certeza de que o profissional atua como líder, supervisor e gestor de todos os processos, sejam eles prático ou burocráticos”.
A enfermeira Géssica, professora do curso, destaca que novas experiências impulsionam o aluno a querer mais e crescer na profissão. “Pudemos observar nitidamente como a liderança exercida com bom conhecimento científico gera resultados fantásticos, impõe respeito e principalmente melhora a qualidade e dignifica a vida do paciente”, opina.