Você está aqui: Notícias > Em viagem técnica acadêmicos conhecem o Parque do Alto Ribeira
Em viagem técnica acadêmicos conhecem o Parque do Alto Ribeira
Publicado em: 23/11/2016 às 15:00
Excursão fez parte das atividades da disciplina de Ecoesportes e levou a turma a conhecer o fenomenal conjunto de cavernas
Estudantes do curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Toledo, participaram de uma excursão ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em São Paulo. Planejada durante oito meses, sob a coordenação da professora Dcheimy Baessa, a viagem reuniu um total de 46 integrantes (de 12 a 14/10).
Situado ao Sul do Estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, o PETAR é um dos parques mais antigos do estado, além de possuir a maior concentração de cavernas do Brasil e estar no coração da maior faixa contínua de Mata Atlântica do planeta.
O PETAR oferece trilhas em meio à natureza praticamente intocada do bioma mais rico em biodiversidade do planeta, cachoeiras e rios com águas cristalinas, que cortam os vales. São muitos atrativos, mas o principal são as cavernas: possui mais de 300 catalogadas.
Durante a viagem, os estudantes da Unipar puderam vivenciar, na prática, as teorias da disciplina de Ecoesportes, tais como Cascading, Acquaride, Water trekking, Caving.
A professora Dcheimy, que é a titular da disciplina, conta que os estudantes também visitaram várias atrações incríveis do parque, entre elas a Caverna de Santana (uma das mais ornamentadas do PETAR), Caverna Água Suja, Caverna Morro Preto, Caverna e Cachoeira do Couto, Caverna Ouro Grosso (uma das mais radicais), Caverna Alambari de Baixo, Trilha da Figueira, Trilha e piscina natural do Rio Bethary, Rapel e a Cachoeira Funil, localizada no Vale das Ostras, em Eldorado/SP, que possui uma sequência de 10 cachoeiras.
Conforme a professora, a viagem proporcionou experiências muito produtivas aos alunos, que gostaram muito dos locais visitados e, por conta disso, já planejam uma próxima aventura, que deve trazer novos aprendizados, conhecimentos e integração entre as turmas.