UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Com mais estagiários, Centro de Saúde Escola amplia atendimento

Publicado em: 30/07/2010 às 11:00

O CSE, que agora também é Unidade Básica de Saúde, aumentou em 70% o número de atendimentos na área da saúde

O paciente Antonio da Silva Barbosa sendo atendido pelo médico Fabrizio Sakabe
A aluna Karine Fernandes de Oliveira aferindo pressão arterial de paciente
O Centro tem capacidade para atender em torno de duas mil consultas ao mês
O Centro ampliou a área de abrangência e os serviços oferecidos à comunidade
O Centro ampliou a área de abrangência e os serviços oferecidos à comunidade
O médico Fabrizio Sakabe e a enfermeira Márcia de Souza Pavan

Resultado de uma parceria entre a Universidade Paranaense – UNIPAR e a Secretaria Municipal de Saúde, o novo Centro de Saúde Escola é considerado referência em saúde pública. Inaugurado no início do mês na rua Sarandi, com novos recursos e mais universitários, o Centro ampliou a área de abrangência e os serviços oferecidos à comunidade.

O Centro é um projeto de extensão universitária do curso de Enfermagem e começou suas atividades em 2001, no Centro Cívico. Com objetivo de aproximar os alunos da futura realidade profissional e, ao mesmo tempo, prestar serviços à comunidade na área da saúde, o projeto tem onze mil pacientes cadastrados.

Com a nova sede, o Centro passa a atender também como Unidade Básica de Saúde. Além de médicos (nas áreas de clínica geral e ginecologia), dispõe de profissionais das áreas de enfermagem, de nutrição, de farmácia, de biomedicina e de odontologia.

Segundo a responsável técnica, enfermeira Márcia de Souza Pavan, a nova unidade tem capacidade para atender em torno de duas mil consultas ao mês, representando um aumento de 70% em relação aos meses anteriores.

“Esta parceria reflete a preocupação da UNIPAR, que vem se dedicando cada vez mais no objetivo de priorizar um atendimento em saúde diferenciado e de qualidade à população. Mesmo com o aumento das consultas conseguimos prestar um serviço planejado e bem administrado e quem sai ganhando é a comunidade”, afirma.

Seu Antonio da Silva Barbosa, de 60 anos, mora na praça Anchieta e afirma que há vários anos é atendido pelo projeto. “Sou diabético, tenho problemas no coração e a cada 90 dias venho ao Centro fazer exame. Aqui eu me sinto em casa porque sempre fui bem recebido pelos alunos”.

No antigo Centro, doze alunos participavam das atividades. Na nova sede, em torno de trinta estudantes auxiliam nos serviços. Karine Fernandes de Oliveira está no quarto ano de Enfermagem e vê o projeto como uma experiência indispensável para sua formação. “A teoria deve andar ao lado da prática. Além do aprendizado, tenho a oportunidade de conviver com as pessoas e com isso conscientizá-las da importância dos cuidados que devemos ter com a saúde”.

O novo Centro de Saúde Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. As consultas com clínico geral são agendadas na segunda-feira, às 13h, e as outras especialidades de segunda a sexta-feira, no horário de expediente.

Redes sociais>