Você está aqui: Notícias > Retorno de tributos: Projeto estimula consumidor a pedir nota fiscal
Retorno de tributos: Projeto estimula consumidor a pedir nota fiscal
Publicado em: 22/11/2016 às 17:20
Idealizada pelo curso de Ciências Contábeis, iniciativa visa conscientizar população quanto à melhor aplicação dos impostos pagos
Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, estão desenvolvendo o projeto de Cidadania Fiscal. O trabalho consiste na orientação e conscientização da população quanto à importância das pessoas participarem de modo mais efetivo na destinação dos tributos.
O professor Idair Marcelo, coordenador do curso, está à frente do projeto. “Nossa proposta é incentivar os consumidores a cobrarem dos estabelecimentos comerciais o documento fiscal (cupom ou nota) em suas compras, pois, enquanto contribuinte, todo cidadão tem o dever de cobrar a boa aplicação dos recursos públicos. Com isso, o Estado aumenta a arrecadação com o ICMS e, consequentemente, a transferência para o município também é maior”, explica.
Segundo ele, já existe no Paraná um importante projeto que incentiva a cobrança da nota fiscal, é o Nota Paraná, que permite que os consumidores que colocarem seu CPF nos documentos fiscais tenham retorno em créditos, os quais podem ser transferidos para uma conta bancária, abatido no IPVA ou usado como crédito de celular. O projeto já tem 1.159.295 contribuintes e 212.864 estabelecimentos cadastrados. Em torno de R$ 290 milhões já foram distribuídos.
Já na esfera federal tem o projeto Tributo à Cidadania, o qual permite, até o final deste ano, que parte do imposto de renda devido seja destinada a entidades beneficentes. Até 31 de dezembro pessoas jurídicas e físicas podem doar até 6% dos tributos a serem recolhidos. Após esse prazo, até abril do ano que vem, ainda será possível transferir 3% para um fundo administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.