Você está aqui: Notícias > Curso de História promove oficinas no Colégio Eleodoro
Curso de História promove oficinas no Colégio Eleodoro
Publicado em: 16/11/2016 às 16:00
Aulas falaram de gênero e contaram a história da África e história do Paraná; alunos dos ensinos fundamental e médio participaram
Oportunizar ao acadêmico complementar o conhecimento adquirido em sala de aula é a proposta dos projetos de ensino ofertados pela Universidade Paranaense – Unipar. No último mês, o curso de História da Unidade de Cascavel desenvolveu uma intensa programação de oficinas no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, com alunos dos ensinos fundamental e médio. O objetivo foi explorar temas que contribuam para o processo de ensino/aprendizagem.
As atividades foram conduzidas por acadêmicos do 2º e 3º anos. A orientação foi dos professores Anália Fiorini Ogura,
Alexandro Ribeiro da Silva, Fausto Alencar Irschlinger, Gisele Silva Santos e Leodefane Bispo.
Assuntos relacionados a gênero e História da África foram ministrados pelos acadêmicos do 3º ano e atraíram a atenção dos estudantes. As discussões tiveram como pautas Aspectos da cultura afro-brasileira: a música e dança e religião, Colonialismo e neocolonialismo, A História da descolonização africana – Guerras Civis e o movimento pan-africanismo, O tráfico de escravos africanos e a escravidão no Brasil, A História dos quilombos, Religiosidade africana no Brasil, Mitos e lendas da África, África: conflitos étnicos-raciais e Direitos Humanos.
Foi um processo de muita interação. Falou-se, ainda, sobre O significado e o sentido de masculino na História da sociedade brasileira, A História da família: o papel social da mulher, Mulheres e trabalho, O movimento feminista: a história das mulheres em ação, Representações de masculino e feminino ao longo da História, Mulher negra e a visibilidade midiática no Brasil, Diversidade, preconceitos e aceitação do diferente.
Já os acadêmicos do 2º ano focaram na História do Paraná. Segundo explica Bispo, a proposta da aula foi realizar trabalhos diversos em argila e outros materiais, interagindo e assimilando o conhecimento histórico. Os temas abordados foram Exploração e extração do ouro, Os primeiros habitantes do Paraná, As reduções jesuíticas, O Tropeirismo na História do Paraná, As lendas e simbologias paranaenses. O grupo também contextualizou a Escravidão no Paraná, Imigrações, Arte paranaense: artes plásticas, música e literatura, Imagens e memórias de Cascavel no prisma da fotografia, dentre outros temas.