UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Extensão-EAD: Ciclo de palestras alerta sobre transtornos mentais

Publicado em: 14/11/2016 às 14:30

Aberto à comunidade, e gratuito, evento buscou discutir questões preocupantes da atualidade

Dr. Guilherme e a plateia: projeto teve boa receptividade
Pessoas de toda idade e muitos profissionais prestigiaram
Pessoas de toda idade e muitos profissionais prestigiaram
Pessoas de toda idade e muitos profissionais prestigiaram
A diretora Ana Cristina ao lado do Reitor Carlos Eduardo Garcia, que assistiu à palestra sobre ansiedade
A coordenadora do projeto, professora Rosemari

Muitas pessoas sofriam, desde épocas antigas, e sofrem de desequilíbrios psicológicos. Mas atualmente o índice é considerado muito alto: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população do século 21 apresenta algum tipo de anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica, mental ou cognitiva.

O assunto foi debatido no ‘Ciclo de Palestras em Psiquiatria para a Comunidade’, projeto de extensão universitária da modalidade Educação a Distância – EAD-Unipar, realizado no auditório do Câmpus Tiradentes, em Umuarama. Foram quatro encontros, todos com plateia cheia.

As palestras, pautadas nos temas ‘Depressão – do diagnóstico ao tratamento’, ‘Transtorno bipolar’, ‘Transtorno de ansiedade’ e ‘Dependência química’ – foram ministradas pelo médico psiquiatra Guilherme Derenusson, que é especialista em psiquiatria e mestre em neurobiologia da ansiedade pela USP/Ribeirão Preto.

Coordenado pela professora Rosemari Szezerbatz, o projeto tem por objetivo transmitir informações reais sobre diferentes temas que envolvem o campo da mente, a fim de oferecer uma qualidade de vida melhor; levar a pessoa a reconhecer o que acontece com ela mesma e a ajudar uma pessoa ao seu redor, de conseguir compreender qual é o papel do cérebro na ocorrência da ordem da mente; e, ainda, auxiliar pessoas que estão adoecidas, orientando-as para que possam procurar ajuda, em tratamento adequado para sua condição.

Segundo ela, a participação da comunidade foi extraordinária: “Em cada encontro foi notável o interesse e a participação em busca de informações, bem como o feedback que recebia ao final de cada palestra”. Sobre o palestrante, afirma que correspondeu às expectativas: “O doutor Guilherme, voluntariamente, atuou em nosso projeto com muito ânimo e sabedoria; a cada encontro, com linguagem acessível, contemplou a todos com rica aprendizagem”.

Todas as palestras foram gravadas e estão disponíveis, para acesso livre, no site http://extensao.ead.unipar.br/.

“O projeto tem tido uma abrangência significativa, pois a comunidade tem se manifestado de maneira positiva, participando e buscando, cada vez mais, investir na saúde mental... Falar em saúde mental significa fazer uma avaliação do nível da qualidade de vida que os seres humanos têm tido na contemporaneidade. Por isso, a EAD- Unipar tem investido em temas cada vez mais relevantes, tendo em vista a transformação da sociedade através do conhecimento”, destaca a professora Rosemari.

EAD no Tripé

Ensino, extensão e pesquisa

A diretora executiva de gestão da EAD-Unipar, professora Ana Cristina de Oliveira Cirino Codato, também considera muito bons os resultados do ‘Ciclo de Palestras em Psiquiatria para a Comunidade’: “É um projeto de grande relevância, pois repassa informações às pessoas adoecidas ou não, aos seus familiares e amigos, sobre como reconhecer e compreender o que acontece com o nosso cérebro em determinadas patologias”.

Ela reafirma a importância deste e de outros projetos que a EAD-Unipar investe: “O nosso material de campanha defende a EAD em uma Universidade de Verdade! Desta forma, nos preocupamos em proporcionar também aos alunos da EAD ensino, pesquisa e extensão, usando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que nos permitem desenvolver estas atividades com os acadêmicos, mesmo distantes geograficamente”. 

Ela informa que a EAD-UNIPAR possui o projeto ‘extensão on-line’, que proporciona a toda comunidade, através do site http://extensao.ead.unipar.br/, dezenas de palestras que abordam temas como alimentação e saúde, cultura e sociedade e economia e finanças. “As palestras são gratuitas e abertas, ficando disponíveis para quem se interessar”, avisa.

A partir do ano que vem a EAD-Unipar passará a investir também em pesquisa: “Iremos instituir o PIC/EAD (Programa de Iniciação Científica), em parceria com a Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação, para darmos oportunidade também aos nossos alunos de participar dos projetos de pesquisa da Unipar. Será um grande avanço!”.

Redes sociais>