UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Plantas Medicinais: Unipar e Prefeitura trabalham juntas num projeto inovador

Publicado em: 11/11/2016 às 14:00

A ideia é iniciar a dispensação com chás e posteriormente, partir para os fitoterápicos e as cápsulas, que serão distribuídos na Farmácia da Partilha e nas Unidades Básicas de Saúde

Professor doutor Emerson Botelho, coordenador do mestrado Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica
Botelho e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora doutora Irineia Baretta, que acompanha os trabalhos
Agentes Comunitários de Saúde durante a capacitação
Agentes Comunitários de Saúde durante a capacitação
Agentes Comunitários de Saúde durante a capacitação
Agentes Comunitários de Saúde durante a capacitação
Agentes Comunitários de Saúde durante a capacitação

Pela portaria n.º 835, de 13 de novembro de 2015, o Município de Umuarama foi contemplado com o projeto Inserção de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, do Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 180 municípios se cadastraram e apenas 13 foram beneficiados.

Na manhã da quinta-feira (10), foi dado início ao ciclo de capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O coordenador do mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Universidade Paranaense, professor Edson Botelho, ministrou o treinamento, em parceria com o pesquisador da Unipar de Toledo, Euclides Lara Cardozo Júnior. Os dois são professores doutores na área.

Os trabalhos continuam durante todo esse mês. Todos os profissionais que estarão envolvidos também serão capacitados, como enfermeiros, auxiliares de enfermagem e dentistas. Os médicos participam desses workshops no início do ano que vem.

Durante o treinamento, os palestrantes – que atestam a eficácia das plantas medicinais - detalham o uso popular, esclarecendo dúvidas e orientando sobre a utilização correta. “É muito comum que as pessoas tenham um conhecimento empírico dessas plantas, mas é preciso conhecê-las especificamente”, explicou a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Rafaela Hasegawa.

O projeto deve começar a funcionar na prática, em julho de 2017, quando o laboratório de manipulação já estará devidamente montado e equipado. “Em uma parceria com a Unipar, foram cedidos os farmacêuticos e a Prefeitura se responsabilizará pelos equipamentos, numa estrutura que será montada na própria universidade”, detalhou Hasegawa.

Foram selecionados 11 agricultores de Umuarama, dispostos a fazer o plantio e o cultivo das plantas medicinais. A ideia é iniciar a dispensação com chás e posteriormente, partir para os fitoterápicos e as cápsulas, que serão distribuídos na Farmácia da Partilha e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Fotos e Texto: AI/Prefeitura e AI/Unipar

Redes sociais>