Ministro da Saúde Ricardo Barros recebe equipe da Unipar, em Brasília
Publicado em: 11/11/2016 às 14:00
Acompanhados pelo deputado Osmar Serráglio, diretor e professor apresentaram uma proposta inovadora para melhorar o acesso à saúde e a formação médica, em Umuarama
A Universidade Paranaense – Unipar está sempre investindo em ações que beneficiam a comunidade regional. O leque é grande e deverá ser reforçado com um novo projeto que está sendo traçado para tornar o atual sistema de gerenciamento da saúde de Umuarama e região mais ágil e mais eficiente.
O projeto foi apresentado ao ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em seu gabinete, em Brasília, Barros recebeu o diretor da Unipar, Cássio Garcia, e o consultor de TI da Unipar, Paulo Tomazinho. Nessa visita oficial eles foram acompanhados do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, deputado Osmar Serraglio.
Também participaram da reunião o secretário de Atenção à Saúde do MS, Francisco de Assis Figueiredo, com sua equipe; o diretor do DataSus, Marcelo Narvaes Fiadeiro; e o coordenador geral de Infraestrutura do DataSus, Flávio Ferreira dos Santos, além de assessores do ministro e do deputado.
Na ocasião, os representantes da Unipar fizeram uma longa explanação sobre o sistema inovador, que está em fase de criação com a proposta de melhorar o acesso à saúde e a formação médica, em Umuarama, utilizando smartphones e tecnologia 3G – sistema baseado na comunicação via Hangouts e outros APPs de baixíssimo custo; o ministro, sempre ouvindo atentamente, deu sinal de que aprova e apoia a iniciativa da Universidade Paranaense.
“Figueiredo se comprometeu a utilizar a cidade de Umuarama e seu sistema de saúde para a instalação do novo prontuário eletrônico e cartão SUS e para a integração das UBS com as UPA, solicitada pelo prefeito Moacir Silva, pelo prefeito eleito Celso Pozzobom e por Serráglio”, conta Garcia, que é médico por formação.
Segundo ele, o plano é desenvolver o maior Centro de Treinamento em Urgência e Emergência totalmente integrado aos diversos simuladores robóticos, inspirados no Centro Tecnológico da PUCPR. “A UNIPAR vem buscando, junto ao Poder Público, as melhores condições de ensino, nas diversas áreas do conhecimento, especialmente na área da saúde, que necessitará de apoio da Instituição, através do seu curso de Medicina, que será um dos mais avançados do Paraná”, destaca o diretor.
Para tanto, vários políticos da região – deputado federal Zeca Dirceu, senadora Gleisi Hoffmann, deputado federal Rubens Bueno, além de Serráglio – com a contrapartida do município de Umuarama, não mediram esforços para empenhar emendas e viabilizar a tão sonhada implantação da UPA3, nova e atualizada, com mais de 2.800m2 de construção em terreno de 5000m2.
“Junto com a nova UPA, também estará o Centro de Treinamento de Urgência e Emergência e Pós-Graduação, construído pela Unipar para levar, utilizando as mais modernas tecnologias de ensino a distância e presencial, o melhor treinamento tanto para nossos futuros médicos, quanto para os médicos que procuram aperfeiçoamento em urgência e emergência e ou pós em outras áreas, possivelmente associadas aos mais renomados hospitais do Brasil”, informa Garcia.
Ele diz que “tudo isso só é possível devido à total integração da Unipar e dos hospitais Norospar, Cemil, Nossa Senhora Aparecida e Uopeccan, de Umuarama, e o Hospital Municipal de Cruzeiro do Oeste, além do apoio de todas as lideranças citadas anteriormente, que tanto lutaram, se esforçaram neste projeto, que vai atender aos anseios da população, tanto na melhoria do atendimento na saúde, como também na formação médica e de pós-graduação”.
A Unipar tem como referência a inovação tecnológica e esta recente parceria firmada com o Ministério da Saúde, comandado pelo ministro Ricardo Barros e sua equipe, que, em parceria com o professor Paulo Tomazinho (Google) e a equipe de TI da Universidade Paranaense, vão constituir um grupo de trabalho para melhoria do Sistema Único de Saúde com uso das tecnologias já citadas, além dos investimentos diretos de custeios em equipamentos nos hospitais e postos de saúde no município de Umuarama e Cruzeiro do Oeste.
“A Unipar, assim, reafirma sua posição de vanguardista no ensino superior, buscando o melhor para seus alunos e trazendo para o interior do Paraná mais modernidade”, arremata Cássio Garcia.
QR Code e biometria
A Unipar tem planos de utilizar videoconferência para formar e avaliar alunos dos cursos da saúde em situações reais de atendimento. “Um professor monitora vários estudantes realizando o exame clínico do paciente e os alunos podem, a qualquer momento, tirar suas dúvidas em tempo real com o professor remoto”, explica Tomazinho. Ele informa que os próximos passos do projeto é a criação de um cartão com identificação do usuário com QR Code e biometria e um sistema de prontuários eletrônicos integrados: “Isso será fundamental para integrar as Unidades Básicas de Saúde via videoconferência e ferramentas colaborativas com centros de referência médica, criando uma rede de telemedicina, de fácil operacionalização, que poderá ser implantada com custos muito baixos por utilizar recursos conhecidos e disponíveis nas Universidades como o Google for Education”.