UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Debate sobre imigrações contemporâneas foi um dos destaques da Jornada de Psicologia

Publicado em: 10/11/2016 às 16:19

A 2ª Jornada de Psicologia reuniu acadêmicos, professores e profissionais para discutir a ciência psicológica e possibilidades de atuação do psicólogo

Mesa-redonda: imigrações contemporâneas na pauta
Mesa-redonda: imigrações contemporâneas na pauta
Abertura da 2º Jornada de Psicologia
Acadêmicos do curso de Psicologia
Professor Claudemir, diretor da Unidade, na abertura Jornada
Professora Danielle, de Umuarama, entre professores do curso de Psicologia
Professora Danielle na abertura da 2ª Jornada de Psicologia
Professora Maria Ester Rodrigues, no minicurso ‘Psicologia e Educação’
Professora Giliane Schimitz, no minicurso sobre psicopatologias
Professora Maria Ester entre acadêmicos, professoras e participantes da 2ª Jornada de Psicologia
Professora Taise entre os convidados para a mesa redonda, Professora Ana Paula e Winzord
Psicóloga Sabrina e Psicólogo Nestor entre acadêmicos, professoras e participantes da Jornada
Psicóloga Sabrina Machado fala sobre Psicologia Hospitalar
Psicólogo Nestor de Lucas fala sobre Psicologia e o sistema prisional

A preocupação com a saúde mental tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano da sociedade moderna. A vida agitada em cidades grandes ou pequenas, a dificuldade em lidar com os conflitos emocionais e o surgimento de doenças, hoje em dia tão comuns, como depressão e transtornos de ansiedade, tudo isso tem convencido muita gente a buscar ajuda.

Em função da crescente demanda por psicólogos, cresce também a procura pelo curso de graduação em Psicologia, em Francisco Beltrão oferecido na Universidade Paranaense – Unipar.

A 2ª Jornada acadêmica do curso, realizada com muito sucesso entre 4 e 7 de outubro, é uma das ações que motiva o debate acerca da importância do profissional da Psicologia, presente em consultórios, clínicas, hospitais e órgãos públicos ou mesmo em ambientes que só agora têm percebido a carência, como empresas e escolas.

“Este debate na universidade surge naturalmente, principalmente porque é onde se encontram profissionais, acadêmicos e professores em busca de qualificação”, afirma a coordenadora do curso de Psicologia da Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, professora Taise Signorini.

Ela diz que a Jornada também é a responsável por “problematizar esses temas tão importantes para a formação acadêmica em Psicologia”. A psicóloga entende que o objetivo da programação, além de divulgar o curso em Beltrão, é servir de instrumento de reflexão sobre o lugar do profissional no mercado de trabalho local.

“Foi um evento muito acolhedor e instigante! Percebemos que alguns contextos sociais ainda precisam ser mais discutidos e problematizados, mas, sem dúvida, os nossos objetivos foram alcançados com méritos”, pontua.

Sobre os temas abordados, ela diz ainda que o colegiado do curso procurou montar uma programação diversificada e bem atualizada: “Assim, demos a oportunidade aos nossos acadêmicos de visualizar várias facetas de uma mesma Psicologia”.

A acadêmica Gabriela Schoeder Innocêncio também elogia a Jornada: “é um evento riquíssimo para ampliar a nossa visão para além dos professores e psicólogos da Instituição”. Ela entende que, fora da sala de aula, o “contato é um pouquinho mais palpável sobre o profissional psicólogo e sobre as ciências psicológicas”.

Sua colega, Fabiane Caroline Scheidt, também considera a experiência enriquecedora: “Foi algo muito gratificante, com profissionais dispostos e com muito conhecimento que transmitiram sua mensagem com muita excelência; sem dúvida, foram momentos que levarei para a vida toda”.

Já a Amandha Julielly dos Santos reforça a necessidade de se debater temas diversificados, como o da palestra sobre imigração. “Muitas vezes nós tapamos os olhos para esses assuntos”, lamenta.

Assuntos atuais, como o feminismo e os processos imigratórios, ganharam destaque ao longo da semana acadêmica.

Temas e convidados

No encerramento da 2ª Jornada de Psicologia, os participantes acompanharam a mesa-redonda ‘Aspectos Psicossociais da Imigração Contemporânea no Brasil’. A coordenadora Taise mediou uma conversa entre a professora Ana Paula Risson, de Chapecó/SC, e o senhor Winzord Louisia, que é imigrante haitiano e mora no Brasil há três anos.

Muito bem-humorado, o Winzord compartilhou sua experiência de vida desde a partida do Haiti e até a chegada em Beltrão, onde cursa o ensino superior, trabalha na BRF, constituiu família e em breve deverá se tornar pai.

A Jornada de Psicologia também recebeu psicólogos renomados que abordaram temas de destaque, como sistema prisional, feminismo, psicologia hospitalar, jurídica e escolar, além de psicopatologias.

Para a programação, o curso convidou a professora Danielle Jardim Barreto, coordenadora do curso de Psicologia da Unipar em Umuarama; os psicólogos Sabrina Machado e Nestor Santos de Lucas, de Francisco Beltrão; a professora Maria Ester Rodrigues, do Mestrado em Educação, da Unioeste; e a professora Giliane Aparecida Schimtz, da UTFPR de Pato Branco.

Redes sociais>