Você está aqui: Notícias > Cursos de Direito e História têm Semana Acadêmica Integrada
Cursos de Direito e História têm Semana Acadêmica Integrada
Publicado em: 10/11/2016 às 16:00
Foram temas pontuais - democracia constitucional, sentido de liberdade na modernidade, Constituição de 1988 e redemocratização
Explorar conhecimentos em conjunto foi a proposta da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Direito e História da Universidade Paranaense - Unipar. Realizado no último mês, evento contou com palestras, versando sobre assuntos atuais, por importantes nomes das áreas. Durante o evento houve, ainda, noite de apresentações de trabalhos científicos.
Um dos convidados foi o doutor Alfredo Copetti Neto, que refletiu a respeito dos limites aos poderes a partir da ideia de democracia constitucional. A partir de uma interface literária, discutiu a perspectiva de como os mitos mostram a sociedade e interferem na jurisdição, as fases do supremo, como se comporta desde a democratização até os dias atuais. Também adentrou à última fase, a do ativismo judicial, exemplificando dois casos: resgate necessário da democracia constitucional e garantismo jurídico (limite qualquer tipo de poder).
Outra área de destaque foi abordada pelo pós-doutor em direitos humanos, fundador da Academia Brasileira e Conselheiro Federal da OAB, Flávio Pansieri, de Curitiba. Em sua fala resgatou “o conceito de liberdade, pensamento ocidental até o século XXI, e a nova proposta de sentido de liberdade no mundo contemporâneo, partindo da premissa de centralidade do sistema e condição agente dos indivíduos, afastando a tutela coletiva, que não permite observar as particularidades do sujeito e minorias”.
Da UEM (Universidade Estadual de Maringá) contribuiu o professor Rivail Rolim, especialista em história do Direito. A palestra enfatizou a Constituição de 1988, marco para a redemocratização. O professor fez um histórico do constitucionalismo moderno, destacando as características do período e preocupação constituinte de elaborar e dar nova cara à Constituição Brasileira, conhecida como Constituição Cidadã.
“As características no constitucionalismo (1990) se diferem das outras, pois afirma princípios que fazem parte de uma cultura de direitos presente nos países ocidentais, desde o ideário da revolução. Incorpora direitos formulados após a Segunda Guerra Mundial, voltados ao direito social e tentativa de bem-estar social”, explica Rolim.
Na Semana Acadêmica teve também os integrantes do Grupo de teatro Hierofânico da Unipar, que montou peça no contexto da democracia.