Você está aqui: Notícias > FertBio: Professor da Unipar apresenta pesquisa em importante evento nacional
FertBio: Professor da Unipar apresenta pesquisa em importante evento nacional
Publicado em: 09/11/2016 às 16:00
Mais de mil pessoas participaram do evento, que reúne pesquisadores de todo o país nas áreas de fertilidade e biologia do solo
A Universidade Paranaense – Unipar participou de um dos eventos mais importantes da agricultura, a FertBio, realizada no Centro de Convenções de Goiânia/GO. A Instituição foi representada pelo professor do curso de graduação em Engenharia Agronômica e do programa de pós-graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Unidade de Umuarama, Odair Alberton.
A cada dois anos a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo realiza o evento; neste, reuniu mais de mil profissionais e pesquisadores. Promovido pelo Núcleo Regional Centro-Oeste, contou com parceria da UFG (Universidade Federal de Goiás), UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), IFG (Instituto Federal Goiano) e Embrapa (de 16 a 20/10).
Com o tema ‘Rumo aos novos desafios’, a FertBio realizou, paralelamente, quatro importantes encontros da Ciência do Solo: a 32ª Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a 16ª Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o 14º Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a 11ª Reunião Brasileira de Biologia do Solo.
A conferência de abertura ‘Desafios da agropecuária brasileira no cenário político e econômico atual: oportunidades e ameaças’ foi ministrada pelo ex-ministro da agricultura brasileira, Roberto Rodrigues, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas. Além de palestras e minicursos, houve exposição de trabalhos científico, apresentados na forma de pôster, e exposição de equipamentos e produtos para laboratórios, livros, fertilizantes, biofertilizantes e outros serviços ligados às áreas de fertilidade e biologia do solo.
O professor e pesquisador da Unipar, Odair Alberton, apresentou o trabalho ‘Crescimento e rendimento do óleo essencial da salvia officinalis inoculada com micorriza sob diferentes doses de fósforo’, desenvolvido com estudantes de graduação e bolsistas do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Unipar.
Segundo ele, o trabalho teve uma boa repercussão, com cerca de dez participantes discutindo os resultados. “Foi bem interessante, pois foram expostos mais de 900 trabalhos e tivemos várias palestras paralelas, com a participação de mais de cinquenta palestrantes nacionais e internacionais”, pontua.
Ele avalia positivamente a participação. “Pude fazer contatos, ver as tendências na pesquisa científica, trocar experiências na área de formação didática em sala de aula e nas atualizações no ramo técnico e científico, conversando com vários colegas professores e pesquisadores”, declara Alberton.
Para a participação, o docente recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.