Você está aqui: Notícias > Glamour da poesia e do cinema: Publicidade promove 2ª Jornada Audiovisual
Glamour da poesia e do cinema: Publicidade promove 2ª Jornada Audiovisual
Publicado em: 09/11/2016 às 16:40
Palestras, projeções de filmes, monólogos e premiações fizeram parte da programação
Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, se reuniram durante três noites para a 2ª Jornada Audiovisual. Mais de quarenta trabalhos foram apresentados (de 01/11 a 04/11).
Na primeira noite alunos, professores e convidados se reuniram para apreciar as projeções das adaptações de filmes, curtas metragens livres e vinhetas produzidas pelos alunos do 2° ano, poemas audiovisuais e videoclipes produzidos pelos do 3° e a mostra do ‘Festival de Monólogos’, desenvolvida pela turma do 1° ano.
Segundo o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva, os acadêmicos estão envolvidos com produções e linguagens audiovisuais desde o começo do ano, por isso a Jornada torna-se a oportunidade de aliar teoria à prática.
“Vivemos em uma sociedade que dialoga o tempo todo com imagens visuais e sonoras, por isso acredito ser importante que a universidade abra espaço para o debate; isso é importante, assim como o fato de possibilitar também que o acadêmico visualize a exposição e aceitação da sua produção”, ressalta o professor.
O projeto ‘Compartilhe Poesia’ surgiu no ano passado e tem como objetivo fazer com que as pessoas compartilhem e conheçam mais e mais sobre poesia. As produções estão todas disponíveis no canal ‘compartilhepoesia’, no youtube”.
A coordenadora do projeto, professora Ana Ribas, diz que a produção deste tipo de material faz com que o aluno trabalhe os conteúdos tratados em sala de aula de forma dinâmica: “Levamos o aluno a ter contato com a rima e construção das frases, bem como com os sentimentos distintos tratados por cada autor, como Paulo Leminski, Manoel de Barros e Augusto dos Anjos”.
A professora também coordena o projeto ‘Videoclipes’, que oferece amplas possibilidades para o acadêmico usar todo o conhecimento adquirido. “Só que, para esse projeto, o acadêmico tem que atender um cliente real, que palpita, ajuda, interfere, colocam obstáculos e ajudam a vencê-los, ou seja, ele tem que sair do mundo acadêmico e interagir com o cliente que vai aprovar ou não o material produzido”, argumenta, informando que todos os materiais foram aprovados. “É o primeiro ano do projeto, mas pelo bom resultado alcançado terá continuidade, assim como o ‘Compartilhe Poesia’, que superou a expectativa dos professores”.
Na noite seguinte, os acadêmicos foram contemplados com as palestras ‘A função do primeiro plano na obra do cineasta Michel Haneke’, ministrada por Thiago Ramari, e ‘Poética do Ritmo’, ministrada pelo professor Rodrigo Oliva. Na sequência, foram realizadas as premiações da 13ª Mostra de Radionovela, Spots e Jingles, atividades coordenadas pela professora Sônia Moro.
O encerramento aconteceu com a tradicional ‘Noite de Gala da Publicidade’; o momento mais esperado pelos alunos é também de glamour: todos capricham no visual para a premiação dos trabalhos audiovisuais apresentados na Mostra e no ‘Festival de Monólogos’.
Entre os destaques revelados estão os filmes adaptados ‘Tênue’, ‘De passagem’, ‘Oferta Irrecusável’; o curta metragem de tema livre ‘ Tapas na cara’; os monólogos ‘Nem tudo é culpa minha’, do acadêmico Guilherme Zanchi Caetano, e ‘Loucura?’, da acadêmica Letícia Elizabeth Alves; o poema ‘A dança da psique – Augusto dos Anjos’; e os videoclipes ‘O peso da camisa’, do cantor Tuia, e ‘Teu Reino’, da banda TS Band.
Ao final, houve coquetel de confraternização. A organização do evento ficou por conta da turma do 2° ano.