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NOTÍCIA

Conectados: Cursos de Odontologia da Unipar investem em novas tecnologias de ensino

Publicado em: 11/11/2016 às 10:00

A intenção é usar inovações para promover interação e facilitar o aprendizado

Com câmera, aula é projetada para melhor acompanhamento dos acadêmicos
As aulas são também gravadas e, depois, disponibilizadas para os acadêmicos tirarem dúvidas
Clínicas odontológicas da Unipar são dotadas de equipamentos de ponta
Clínicas odontológicas da Unipar são dotadas de equipamentos de ponta
Clínicas odontológicas da Unipar são dotadas de equipamentos de ponta
Clínicas odontológicas da Unipar são dotadas de equipamentos de ponta
Clínicas odontológicas da Unipar são dotadas de equipamentos de ponta
Clínicas odontológicas da Unipar são dotadas de equipamentos de ponta

Manter a excelência no ensino, mas inovando nas metodologias, sempre. Este é o princípio que sustenta o sucesso do curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, que passa, a partir deste ano, a ampliar os investimentos em recursos tecnológicos para possibilitar aulas mais interativas. É a prática educativa assumindo novas perspectivas com as metodologias ativas.

Um dos primeiros e mais expressivos investimentos foi o contrato que a Unipar firmou com o Google, se vinculando a mais potente empresa de serviços online e softwares do mundo para fazer uso do Google for Education. Pouquíssimas IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil adotam os recursos disponibilizados pela ferramenta.

Os acadêmicos de Odontologia da Unipar, em Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão, receberam com entusiasmo a novidade, que abre mais espaço para o ensino multidisciplinar e garante mais autonomia para o aluno na construção do conhecimento.

“Com esta inovação, a Unipar pretende manter-se sintonizada com as expressivas e incisivas transformações que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas; acreditamos que, quando possibilitamos que alunos e professores construam o conhecimento de forma compartilhada utilizando ferramentas tecnológicas, iremos elevar ainda mais o nível do rendimento de ambos em sala de aula”, afirma o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia.

As metodologias ativas têm por principal finalidade desenvolver a autonomia do estudante, sem comprometer a conectividade entre os grupos. “No processo de formação profissional isso é muito importante, porque os alunos se tornam construtores e gestores dos seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, ficam propensos a uma maior troca de informações entre si, assegurando uma interdependência positiva, num conjunto de relações ativas e dinâmicas”, argumenta o Reitor.

Inserindo-se neste contexto, para ele, a Unipar fortalece a sua missão de formar profissionais aptos a aprender a aprender e dispostos a fazer: “Saindo da passividade o aluno tem mais chance de se tornar um profissional competente e um cidadão ético e sensível para com as questões da sociedade, ou seja, uma pessoa capaz de tomar decisões e intervir em situações de incertezas e complexidades, que é o perfil exigido atualmente pelo mercado de trabalho”.

Interação e conectividade para ensinar ainda melhor!

Nos cursos de Odontologia na Unipar, os professores têm observado que os alunos se interessam mais pelas aulas quando há materiais on-line à disposição. “Isso porque o acadêmico percebe que está participando cada vez mais diretamente do seu processo de formação pessoal e profissional; poder usar o seu smartphone, tablet ou notebook para o aprendizado é algo que fascina e empolga”, diz o coordenador da graduação em Francisco Beltrão, professor Fabrício Paganini.

Para o coordenador em Cascavel, professor Laerte Bremm, o emprego das metodologias ativas tornam o ensino mais interessante “pois os alunos estudam conectados, o que é natural para esta geração”. Ele lembra que essa tecnologia promove muitas melhorias: ”Sendo as aulas mais interativas e dialógicas, favorece a compreensão dos conteúdos e permite quantificar o grau de aprendizado em cada etapa e redirecionar a aula instantaneamente, quando necessário, de acordo com a absorção dos conteúdos e a evolução da turma; também facilita o diagnóstico das deficiências, apontando medidas de nivelamento da turma ou ainda pela possibilidade de aprofundamento de estudos”.

“Nas aulas em que usamos metodologia ativa é visível a satisfação dos nossos alunos porque o aprendizado e a satisfação são extremamente eficazes”, ratifica a coordenadora em Umuarama, professora Cintia Araújo. “Faz parte da modernização do ensino, combina com a forma dos jovens se relacionarem... Nós nos orgulhamos por aderirmos a esta metodologia”, acrescenta. Para ela, com esses novos recursos, “saímos das aulas com abordagens mecanicista, muitas vezes monótonas, competitivas e fragmentadas para aulas com ritmo dinâmico, holístico e cooperador”.

E os professores?

Sabe-se que as metodologias ativas permitem ampliar o grau de conhecimento dos estudantes e vão exigir do professor maior gestão da sua prática docente. Mas os do curso de Odontologia da Unipar estão preparados para esta inovação, afirmam os coordenadores. “Enquanto por aí afora existe um embate entre a educação tradicional e os novos modelos, na Unipar nós já assimilamos e percebemos que essa transição é inadiável”, diz Cintia. Segundo ela, “os professores estão gostando porque o método confere maior flexibilidade na organização e exposição dos conteúdos curriculares”. Para o professor Laerte, “os professores também acreditam que a imersão neste cenário facilitará a prática docente, pois, com a melhor compreensão dos alunos, seu ofício será mais recompensador; a utilização de recursos tecnológicos valoriza sua aula, gerando motivação”. Essa direção, apontada para a prática pedagógica reflexiva e transformadora, que ultrapassa os limites da exposição puramente técnica, é um dos fatores que empolga o corpo docente, na opinião do professor Fabrício: “Todos estão buscando algo mais, para tornar suas aulas mais atrativas; as ferramentas e plataformas on-line vêm, portanto, ao encontro dos nossos anseios e necessidades”.

Aula gravada

Professor usa câmera para ampliar sua ação; estudantes acompanham de perto (no mesmo ambiente) ou em sala de aula ou em qualquer outro lugar, em tempo real. Como é gravada, a aula é colocada na plataforma e o aluno pode acessar quantas vezes quiser, até tirar todas as suas dúvidas.

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