Você está aqui: Notícias > Unipar inscreve mais de dois mil em seu Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Unipar inscreve mais de dois mil em seu Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Publicado em: 28/10/2016 às 17:20
Instituído no calendário oficial de Umuarama, evento possibilitou interação entre pesquisadores nacionais e internacionais; mais de 2.100 pessoas participaram
Como já era esperado, o 1º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o 15º Encontro Anual de Iniciação Científica da Universidade Paranaense corresponderam a todas as expectativas dos organizadores, surpreendendo pela quantidade de congressistas: foram 2.161. Instituído no calendário oficial de Umuarama, o evento será encerrado nesta sexta-feira à noite, com um coquetel que comemorou os 15 anos do Encontro Científico da Unipar. As atividades começaram na quinta de manhã, atraindo pesquisadores discentes e docentes das sete Unidades da Universidade e de outras instituições de ensino, inclusive de outros estados e até do exterior.
Organizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-Graduação), via Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), o intuito principal do evento foi o de promover a difusão de novos saberes na pesquisa científica e a integração entre os participantes, contribuindo para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia. Neste ano, o tema central foi ‘Desenvolvimento, Transparência e Sustentabilidade’.
Conduzida pelo diretor da Dinâmica Universitária, professor José Filho, a cerimônia de abertura, realizada no Teatro Unipar, contou com a presença do Reitor Carlos Eduardo Garcia, que em seu discurso lembrou a relevância da pesquisa como “um poderoso instrumento de formação de recursos humanos”. Ele também disse que “as atividades desenvolvidas possibilitam aflorar aptidões no estudante, influenciando no seu desenvolvimento crítico, ético e cultural e o preparando com excelência para o mercado de trabalho”.
E enalteceu: “A iniciação científica é um dever na nossa Instituição e não uma atividade eventual e esporádica; fato este que pode ser comprovado, pois a Unipar oferta programas nesta área há 15 anos. E isso se dá graças à chegada, anualmente, de estudantes com novas energias e novas ideias”.
A diretora da DEGPP, professora Evellyn Wietzikoski, também se pronunciou, destacando a dimensão do Congresso. “É notório o crescimento em qualidade e proporções em número de participantes que o nosso evento atingiu; este sucesso se deve a inúmeras ações e pessoas que tornaram a realização de um encontro científico internacional no interior do Estado possível”.
Em seguida, o público assistiu ao espetáculo O Auto da Barca do Fisco, do grupo de teatro da UEM (Universidade Estadual de Maringá); Depois do momento cultural, o professor pesquisador Luiz Roberto Evangelista, integrante do grupo de editores das revistas científicas Nature Publishing e Physical Review, foi convidado para subir ao palco e proferir a palestra ‘Ética e valores no trabalho científico e acadêmico’.
Durante os dois dias, 1.492 trabalhos foram apresentados nos ambientes do Câmpus-Sede, na forma oral e em painel, número que surpreendeu os organizadores. Minicursos, mesas-redondas e palestras também integraram as atividades.
Os temas foram ministrados por 54 palestrantes brasileiros, vindos de vários estados, e cinco palestrantes internacionais: Edgardo Omar Albertó, da Universidad Nacional de San Martin/Aregentina; Fábio da Silva Veiga, da Universidad de Vigo/Portugal; Gerardo Manuel Nava Morales, da Universidad Autonoma de Queretaro/México; Gerardo Mata Montes de Oca, do Inecol (Instituto de Ecologia)/México; e René Delgado Hernandez, da Universidad de La Habana/Cuba.
“Ficamos felizes com a participação maciça dos estudantes e de convidados renomados do Brasil e do exterior. Isso demonstra a consolidação do Encontro e a credibilidade da Unipar, reconhecida como uma das melhores do Estado”, avalia a professora Evellyn.
Eventos paralelos
Na noite anterior ao início do Congresso, o Reitor Carlos Eduardo Garcia e diretores e pesquisadores da Unipar se reuniram no Salão de Eventos do Hotel Spazio para um jantar festivo com os palestrantes do Congresso.
Durante o evento aconteceram ainda duas reuniões: uma entre professores da Unipar e da Rede de Ensino Fundamental, que receberam dez convites gratuitos para participar do Congresso, e outra com avaliadores do CNPq; as duas foram coordenadas pelo professor Jorge Vieira, do curso de Psicologia.