UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Outubro Rosa: Unipar adere à campanha e orienta mulheres e homens

Publicado em: 28/10/2016 às 16:00

Programação envolveu funcionários, professores e acadêmicos, que receberam orientações sobre a prevenção do câncer de mama, colo de útero e próstata

A enfermeira Alana orientou sobre os cuidados e a importância da prevenção do câncer
A enfermeira Alana orientou sobre os cuidados e a importância da prevenção do câncer
A enfermeira Alana orientou sobre os cuidados e a importância da prevenção do câncer
A coordenação do PIAE, integrantes da Cipa e do Comitê de Biossegurança, que coordenam a programação do Outubro Rosa e do Novembro Azul, na Unipar
Colaboradores da Unipar participaram de palestra

Colaboradores da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, dedicaram nesta semana parte do seu horário de trabalho para cuidados com a saúde. Foi durante a programação do Outubro Rosa, que contou com palestras e também com a presença de um profissional para coleta de material para exame preventivo do câncer de colo de útero.

O mesmo ocorreu com os homens, os quais receberam informações sobre o câncer de próstata e foram orientados a fazer exames preventivos. A Universidade se soma as demais empresas, entidades, associações e grupos que todos os anos realizam a campanha Outubro Rosa, dedicada às mulheres, e Novembro Azul, voltada aos homens.

As duas campanhas incentivam a realização de exames preventivos pelas mulheres para evitar o câncer de mama e de útero, e aos homens, em relação ao câncer de próstata. O câncer de mama está entre as principais causas de morte entre as mulheres. A programação contou com coleta de material para exames preventivos, palestras distintas e orientações gerais sobre os cuidados com a saúde do homem e da mulher.

Na quinta foi realizada uma palestra e orientações e na sexta exames preventivos do câncer de próstata, no Laboratório de Análises Clínicas da Unipar. À noite, no auditório da Unipar, a atividade foi para acadêmicos; o tema: cuidados com a saúde do homem e da mulher.

Durante palestra para as mulheres, na segunda-feira, a enfermeira Alana Ramos, ex-acadêmica da Unipar, orientou as mulheres sobre a importância e como fazer o autoexame de mamas. “Ele deve ser feito mensalmente, de preferência uma semana depois da menstruação, buscando possíveis nódulos ou outro tipo de alterações nas mamas”, explicou.

Segundo ela, o câncer de mama está entre as maiores causas de morte entre as mulheres e maiores são as chances de cura, quando for identificado e iniciado o tratamento precocemente. Pela localização, o câncer de mama apresenta maior risco de metástases, atingindo outros órgãos do corpo humano.

“A saúde da mulher está em nossas mãos”, frisou ela, reproduzindo um dos lemas da campanha. “Ao se autoexaminar, a mulher pode identificar possíveis alterações nas mamas, que devem ser imediatamente investigadas e tratadas”, ratificou.

Conforme a presidente da Comissão de Prevenção de Acidentes (Cipa), Roseli Zanetti, campanha como estas são fundamentais para lembrar homens e mulheres sobre os cuidados com a saúde. Apesar de já serem conhecidas, sempre é bom reforçar a importância destes cuidados: ”A gente acaba deixando de lado; às vezes a gente pensa que sabe tudo, mas sempre tem uma informação nova e importante para cuidar da saúde”.

A programação é uma iniciativa conjunta entre Cipa, Comitê de Biossegurança da Unipar, Programa Institucional de Atenção ao Estudante (PIAE), com apoio das Atléticas. As atividades são dirigidas aos professores, funcionários e acadêmicos da Instituição.

Redes sociais>