Você está aqui: Notícias > Eng Civil: Pontes de macarrão instigam a criatividade na Jornada Acadêmica
Eng Civil: Pontes de macarrão instigam a criatividade na Jornada Acadêmica
Publicado em: 26/10/2016 às 16:10
Palestras e um minicurso sobre perfuração com perfuratriz também fizeram parte da programação
O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou com sucesso sua 3ª Jornada Acadêmica. Muito aguardada pelos estudantes do curso, o evento contou com palestras, minicurso e o famoso desafio de criação das pontes de macarrão (de 03 a 08/10).
Na abertura, a coordenadora do curso, professora Allana Mendes, destacou a importância do evento e dos temas que foram abordados. Na primeira palestra, o engenheiro Carlos Branco abordou as finalidades das barragens, como geração de energia elétrica, irrigação, navegação, urbanismo e lazer.
Para falar sobre o sistema de construção Tec Verde foi convidada a engenheira Júlia de Mário, que explicou como essa técnica deve ser usada da forma correta; depois, o engenheiro Rogério Cardoso, da Empresa Plaenge, relatou sobre a importância do bom gerenciamento de uma obra para se obter lucros e como aumentar a produtividade com eficiência.
Outro convidado, o engenheiro Fábio Durante, falou sobre o BIM (Building Information Model), mostrando a necessidade da indústria da construção de se proteger da perda de informação e começar a reunir, produzir e recuperar informações digitalmente. Para complementar o assunto, os engenheiros Marcos Vinicius Silveira e Evandro da Silva demonstraram, na prática, como usar o sistema BIM, pontuando que o planejamento é a chave do sucesso desse sistema.
O minicurso de perfuração de fundação de obra do tipo “broca” foi viabilizado em parceria com a empresa Locatol, que disponibilizou equipamentos como a perfuratriz.
Para encerrar a Semana, foi realizada a tão aguardada gincana, com o concurso ‘construção de pontes de macarrão’. A equipe vencedora foi a dos acadêmicos do 3º ano, Tiago Pereira, Douglas Chiciuc, Maycon Peixe, Débora Nardi, João Leonel e Eduardo Bois.
O acadêmico Willian Rodrigues diz que o evento foi muito bom: “Foram dias de muito conhecimento! As palestras, os palestrantes, tudo colaborou para enriquecer ainda mais nossos conhecimentos”.
“Foram muito interessantes as palestras e o minicurso; porém o mais legal foi o concurso, pois para calcular e construir as pontes tivemos que unir toda a teoria que aprendemos à prática”, opina a acadêmica Ana Caroline Borin.