Você está aqui: Notícias > Sistemas de Informação: Trajetória de ex-alunos comprova qualidade do curso
Sistemas de Informação: Trajetória de ex-alunos comprova qualidade do curso
Publicado em: 25/10/2016 às 17:00
Em 22 anos de história, graduação formou mais de 650 profissionais; muitos abriram seu próprio negócio e outros atuam em grandes empresas do Brasil e exterior
A coordenação e os professores do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí, têm muito a comemorar. Afinal, são 22 anos de história e mais de 650 profissionais colocados no mercado de trabalho. Esses números retratam a excelente qualidade de ensino que a Unipar oferece àqueles que optam em cursar a graduação.
“Esse sucesso é fruto da seriedade das ações que regem nosso curso, dos projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura física, qualificação do corpo docente e comprometimento dos estudantes durante as aulas”, comemora a professora Claudete Werner, coordenadora da graduação. “Para nós, estes 22 anos são motivos de muito orgulho, satisfação e premissas de um bom futuro para o curso”, defende.
A graduação na área de informática surgiu junto com a Unipar em Paranavaí. Na implantação, Ciência da Computação foi um dos dois cursos ofertados. Teve início em 1994 e formou sua última turma em 2002. O curso de Sistemas de Informação foi implantado em 1999. “Grande parte dos subsídios teóricos e práticos necessários para esta graduação veio da Ciência da Computação; atualmente o curso está mais direcionado às exigências e necessidades de mercado de trabalho local e regional”, destaca a coordenadora.
O que orgulha ainda mais a Unipar é saber que muitos desses mais de 650 profissionais formados abriram seu próprio negócio e outros estão atuando em grandes empresas do Brasil e exterior, como Petrobras, IBM Brasil, Microsoft, CELEPAR, UTFPR, Justiça Federal do Paraná, Sumersoft Tecnologia, TIVIT, Wasys Technology, Duke Energy International, Anaconda Industrial e Agrícola de Cereais S/A, HSBC GLT, Wipro Retail do Brasil e Techresult.
Um exemplo é Diego Brandão, ex-aluno que atualmente trabalha como desenvolvedor de Aplicações Sênior na Oracle, com sede em Québec/Canadá. Formando em 2007, ele atribui boa parte do seu sucesso profissional ao que aprendeu no curso de Sistemas de Informação da Unipar.
“Se tivesse que voltar atrás e escolher novamente um curso de graduação, com certeza escolheria o mesmo. Além de excelentes professores, o curso é muito interessante pelo leque de possibilidades que abre; a área de TI (Tecnologia da Informação) é muito vasta e o curso explora muito bem essas possibilidades”, diz, enaltecendo que a graduação fornece a base necessária para diversas carreiras. “Foi no curso da Unipar que consegui as ferramentas para enfrentar o mercado de trabalho”.
Quem também trabalha em uma multinacional é o egresso Renato Peterman, formado em 2010. Engenheiro de Software da Craft, com sede em São Francisco, na Califórnia/EUA, ele exerce a profissão na afiliada da empresa, em Maringá/PR. O profissional também elogia a excelente qualidade do curso da Unipar. “A graduação foi de suma importância na minha vida pessoal e na minha trajetória profissional, pois me forneceu todos os conhecimentos e uma base sólida para que pudesse chegar onde estou”, ressalta. E aconselha: “Quem deseja ingressar na área acadêmica ou seguir carreira, este é o curso certo”.
No Brasil, os ex-alunos da Unipar estão espalhados por diversos estados. Na afiliada da IBM Brasil em Hortolândia/SP trabalha o Elizeu Goncalves Ferreira, no cargo de arquiteto de infraestrutura e tecnologia. “O curso da Unipar me abriu as portas para um mundo de inovações e oportunidades, o que foi fundamental para a consolidação da minha carreira no mercado de trabalho”, afirma.
Porém, para aqueles que desejam trilhar este caminho, ele alerta que o sucesso na profissão não depende somente da qualidade do curso superior: “Ao entrar na universidade, o aluno precisa ter foco e determinação, escolher a área de atuação e aprofundar seus conhecimentos, nunca deixando de ficar atento às inovações que vão surgindo”.
“O curso de Sistemas de Informação foi o grande diferencial na minha vida profissional, pois sem ele não teria conquistado meus objetivos. Digo isso porque o mercado de TI é muito disputado, competitivo e para entrar nele você precisa de uma formação acadêmica sólida, de excelência; a Unipar tem esses requisitos”, garante Juan Garay, que se formou em 2004 e hoje trabalha como arquiteto de soluções corporativas da Icatu Seguros, no Rio de Janeiro.
Entre outros ex-alunos que se destacam na profissão estão Andrei Diego Cardoso, arquiteto de software da Petrobras de Aracaju/Sergipe; Gustavo Rozolin da Silva, que trabalha na função de analista desenvolvedor expert na Mais2x, empresa do Rio de Janeiro/RJ; e Igor Henrique de Araújo, arquiteto de software da Prime Informática, também do Rio de Janeiro.
Bons conceitos no MEC
A importância do curso de Sistemas de Informação se embasa também nos bons conceitos conquistados ao longo desses anos, com destaque para os excelentes resultados do INEP, MEC e Enade.
Selo de qualidade da Editora Abril
O curso de Sistemas de Informação conquistou o Selo de Qualidade da Editora Abril por meio da avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e consta na publicação GE Profissões Vestibular 2013, 2014, 2015 e 2016.
“O selo de qualidade coloca o curso entre os melhores do país, elevando o nome da Universidade Paranaense e do curso, comprovando o alto nível de conhecimento dos acadêmicos de informática dessa Instituição”, enfatiza a coordenadora.
Segundo ela, essa conquista é fruto dos seguintes pontos fortes do curso de Sistemas de Informação:
• Forte integração existente entre a Universidade Paranaense e empresas, via trabalhos desenvolvidos em estágio e de conclusão de curso pelo CISI (Centro Integrado de Soluções em Informática); alta qualidade do corpo docente, titulado e com grande experiência; boas parcerias de trabalho firmadas entre a direção, coordenação do curso, corpo docente e os acadêmicos; satisfação e o comprometimento dos acadêmicos com o curso e com a Instituição; maciça participação dos acadêmicos nos projetos de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pelo curso; estrutura moderna, sintonizada com os avanços inovadores e tecnológicos da área.