UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Latinoware: Estudantes da Unipar participam do evento em Foz do Iguaçu

Publicado em: 25/10/2016 às 16:00

Com recorde de público, evento reuniu mais de cinco mil pessoas no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu

Estudantes da Unipar de Guaíra com Jon Maddog Hall, diretor executivo da Linux Internacional
Com recorde de público, evento reúne mais de cinco mil pessoas em Foz do Iguaçu
Estudantes da Unipar de Guaíra e Umuarama participam da Latinoware
Estudantes da Unipar de Guaíra se integram ao evento
Estudantes da Unipar de Guaíra se integram ao evento
Latinoware foi marcada por apresentação de projetos revolucionários, ligados ao universo da TI (Tecnologia da Informação)
Latinoware foi marcada por apresentação de projetos revolucionários, ligados ao universo da TI (Tecnologia da Informação)

Recorde de público, forte engajamento dos participantes, soluções inteligentes e criativas, inovações tecnológicas em várias áreas e, sobretudo, pluralidade de pensamentos e ideias compuseram o cenário da 13ª Latinoware (Conferência Latino-Americana de Software Livre). Com a participação de mais de cinco mil pessoas, vindas de vários países da América Latina, evento foi realizado no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR (de 19 a 21/10).

E mais uma vez, a Universidade Paranaense não poderia ficar de fora deste que é considerado um dos maiores eventos de software livre do mundo. Uma caravana com 40 pessoas, entre acadêmicos, ex-alunos e professores dos cursos de Sistemas de Informação (Umuarama) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Guaíra), representaram a Unipar.

Durante três dias, pesquisadores, especialistas, representantes de empresas e colaboradores apresentaram tecnologias avançadas e soluções inteligentes para melhorar a vida das pessoas. As propostas e os projetos revolucionários, ligados ao universo da TI (Tecnologia da Informação), foram desenvolvidos a partir de programas e sistemas de software livres.

A Palestra Magna foi uma das atividades que mais chamou a atenção do público. Mais uma vez ela foi proferida por Jon Maddog Hall, diretor executivo da Linux Internacional e considerado o “papa” do software livre no mundo. Em sua fala, Maddog alertou o Brasil para usar melhor as aplicações relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Segundo ele, nosso país desembolsa, por ano, cerca de R$ 3,7 bilhões para o pagamento de licenças de softwares desenvolvidos em outros países. Para contrapor este cenário, o especialista ressaltou a importância de elevar o grau de uso de modelos que operem em soluções de software livre.

“É um evento de extrema importância para o aprendizado do nosso acadêmico, pois, além de propiciar contato com os maiores conhecedores do assunto, o Latinoware propõe uma discussão técnica, política e social sobre software livre de forma integrada, trazendo as novidades nacionais e internacionais da área”, afirma a coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professora Luciana Palinkas.

“Entendemos que se trata de uma grande oportunidade para que nosso aluno enriqueça seu currículo, aumentando sua rede de contatos, nacional e internacional, e vivenciando as novas tecnologias que vão surgindo no mercado”, completa o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Elyssandro Piffer.

Redes sociais>