Latinoware: Estudantes da Unipar participam do evento em Foz do Iguaçu
Publicado em: 25/10/2016 às 16:00
Com recorde de público, evento reuniu mais de cinco mil pessoas no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu
Recorde de público, forte engajamento dos participantes, soluções inteligentes e criativas, inovações tecnológicas em várias áreas e, sobretudo, pluralidade de pensamentos e ideias compuseram o cenário da 13ª Latinoware (Conferência Latino-Americana de Software Livre). Com a participação de mais de cinco mil pessoas, vindas de vários países da América Latina, evento foi realizado no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR (de 19 a 21/10).
E mais uma vez, a Universidade Paranaense não poderia ficar de fora deste que é considerado um dos maiores eventos de software livre do mundo. Uma caravana com 40 pessoas, entre acadêmicos, ex-alunos e professores dos cursos de Sistemas de Informação (Umuarama) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Guaíra), representaram a Unipar.
Durante três dias, pesquisadores, especialistas, representantes de empresas e colaboradores apresentaram tecnologias avançadas e soluções inteligentes para melhorar a vida das pessoas. As propostas e os projetos revolucionários, ligados ao universo da TI (Tecnologia da Informação), foram desenvolvidos a partir de programas e sistemas de software livres.
A Palestra Magna foi uma das atividades que mais chamou a atenção do público. Mais uma vez ela foi proferida por Jon Maddog Hall, diretor executivo da Linux Internacional e considerado o “papa” do software livre no mundo. Em sua fala, Maddog alertou o Brasil para usar melhor as aplicações relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação.
Segundo ele, nosso país desembolsa, por ano, cerca de R$ 3,7 bilhões para o pagamento de licenças de softwares desenvolvidos em outros países. Para contrapor este cenário, o especialista ressaltou a importância de elevar o grau de uso de modelos que operem em soluções de software livre.
“É um evento de extrema importância para o aprendizado do nosso acadêmico, pois, além de propiciar contato com os maiores conhecedores do assunto, o Latinoware propõe uma discussão técnica, política e social sobre software livre de forma integrada, trazendo as novidades nacionais e internacionais da área”, afirma a coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professora Luciana Palinkas.
“Entendemos que se trata de uma grande oportunidade para que nosso aluno enriqueça seu currículo, aumentando sua rede de contatos, nacional e internacional, e vivenciando as novas tecnologias que vão surgindo no mercado”, completa o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Elyssandro Piffer.