Outubro Rosa: Unipar adere à campanha e realiza ações de conscientização
Publicado em: 24/10/2016 às 17:00
Com participação de estudantes de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Estética, Odontologia e Psicologia, evento realizou mais de 600 atendimentos
Em alusão ao ‘Outubro Rosa’, acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Estética, Odontologia e Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, abraçaram a causa e realizaram diversas atividades, em Umuarama.
Em conjunto com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Cenaic (Centro Nacional Integrado de Cursos) e o IFPR, trabalharam priorizando atenção para o público feminino. Mais de 600 atendimentos foram realizados (em 14/10).
A ação aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) – Centro de Saúde Escola, onde foram montadas barracas de atendimento na calçada do ginásio de esportes da Unipar (que fica ao lado da UBS); a equipe do Prove (Programa de Valorização da Educação) colaborou.
“Este ano foram firmadas parcerias com diversos cursos da Unipar com o intuito de abranger o maior número de mulheres possíveis, garantindo, assim, assistência e orientação em diversas áreas da saúde, em um só dia e em um só lugar”, conta a enfermeira RT Claudinéia de Oliveira (Responsável Técnica da UBS)
Durante todo o dia, o curso de Enfermagem orientou sobre DST’s, ensinou os movimentos do autoexame da mama e fez coletas para exame preventivo do câncer de colo de útero e Nutrição realizou avaliações nutricionais e falou sobre riscos cardiológicos provocados pela má alimentação.
A colaboração do curso de Farmácia foi com orientação sobre uso correto de medicamentos e riscos da automedicação e informaram sobre a importância das plantas medicinais para controle e prevenção de algumas doenças.
Acadêmicos de Estética e Cosmética ofereceram momentos de relaxamento com massagem e de Odontologia realizaram avaliações odontológicas, enquanto que os de Psicologia fizeram aconselhamentos para testes rápidos e realizaram avaliações psicológicas.
A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu testes para hepatite B e C, sífilis e HIV 01 e 02; o Cenaic realizou aferição de pressão arterial e teste de glicemia; e o IFPR participou realizando fotos divertidas com temas voltados para as mulheres.
“É muito importante que os acadêmicos estejam presentes e ativos em ações como esta, pois possibilitam vivência prática do conteúdo teórico aplicado em sala de aula e, ainda, um maior interesse pelo curso”, observa a enfermeira.
E acrescenta: “Essa junção da teoria à prática desperta no aluno as diversas possibilidades vislumbradas pelo curso, ou seja, dá a chance para perceber e experimentar as diversas áreas de atuação profissional que o mercado de trabalho oferece, facilitando seu direcionamento, a identificação para uma dessas áreas”.
Na UBS (Unidade Básica de Saúde) – Centro de Saúde Escola, projeto de extensão da Unipar desenvolvido em parceria com a Prefeitura, durante todo este mês estão sendo realizados coleta de material para exame preventivo de câncer de útero, autoexame da mama e liberação da guia de mamografia.