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NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes do Cenap visitam ambientes da Saúde

Publicado em: 28/07/2010 às 15:50

Nos laboratórios de anatomia e semiologia, o enfermeiro Gilson Fernandes ministrou aula com foco no corpo humano, funcionamento de órgãos e formas de identificar sinais e sintomas do paciente

Alunas de curso técnico em Enfermagem estudam partes do corpo humano no laboratório de anatomia
Teoria e prática foram repassadas as alunas do Cenap, em visita ao laboratório de semiologia
Teoria e prática foram repassadas as alunas do Cenap, em visita ao laboratório de semiologia
Teoria e prática foram repassadas as alunas do Cenap, em visita ao laboratório de semiologia

Bem equipado com peças anatômicas, o laboratório de anatomia da Universidade Paranaense – UNIPAR é próprio para o conhecimento prático da anatomia, que se refere ao estudo das estruturas e sistemas do corpo humano, e da fisiologia, que lida com as funções de cada sistema e órgãos que constituem o corpo do homem.

Além de ser utilizado para estudos por acadêmicos dos cursos da área da saúde, o laboratório está aberto para visitantes. Recentemente, alunas do curso técnico em Enfermagem do Cenap (Centro de Educação Profissional) conheceram esse ambiente especial.

A aula foi ministrada pelo responsável pelos laboratórios de Saúde, Gilson Fernandes, que é professor da turma. Gilson salientou que “a anatomia humana é a ciência que estuda o corpo humano, sua forma, estrutura, organização e distribuição dos sistemas e a fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento dos órgãos e a importância destes como elementos vitais para a existência. Ambas estão estreitamente relacionadas, sendo áreas de extrema importância para o conhecimento do corpo humano”.

A equipe visualizou e manuseou as partes constituintes do corpo humano: cabeça e pescoço, tronco (tórax e abdome), membros superiores (ombros, braços, antebraços e mãos) e membros inferiores (quadril, coxas e pernas e pés).

Para Luana Sabrine Machado, a experiência contribuiu muito: “A oportunidade de conhecer e estudar em um laboratório é muito válida para reforçar o aprendizado em sala de aula, pois em contato com as peças realmente conhecemos o corpo humano e aprendemos a ter mais cuidado com o paciente e o que ele sente”.

A estudante Eva Guimarães complementa: “Ao visualizamos e manuseamos um cadáver ou peças anatômicas se torna mais fácil nos posicionar no lugar da pessoa que está em tratamento. A aula foi ótima”.

Outro ambiente visitado foi o laboratório de semiologia e semiotécnica, onde os alunos aprendem a investigar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente e, a partir dessa investigação, metodizam ações para uma assistência holística e humanizada. “No local, os estudantes conheceram toda a estrutura do ambiente, equipamentos, materiais, e todo o planejamento para desenvolvimento das aulas práticas”, relata.

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