UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Palestra de Odontologia aponta mitos e verdades do uso de fluoretos

Publicado em: 24/10/2016 às 15:30

Um dos principais resultados do uso de produtos com flúor é a prevenção da cárie, aborda a doutora Ana Carolina Fraga Zaze

A doutora Ana Carolina Fraga Zaze, em Cascavel
A doutora Ana Carolina Fraga Zaze, em Cascavel
A doutora Ana Carolina Fraga Zaze, em Cascavel

Sempre com foco na atualização dos conhecimentos de seus alunos, a Universidade Paranaense – Unipar fomenta a discussão aprofundada de temas específicos de cada área do conhecimento, promovendo palestras, congressos e eventos científicos. Recentemente, o curso de Odontologia, da Unidade de Cascavel, convidou a professora doutora Ana Carolina Fraga Zaze, de Umuarama, para abordar o assunto ‘Verdades e mitos relacionados ao uso de Fluoretos na Odontologia’.

O objetivo da palestra foi sensibilizar os acadêmicos sobre a importância de saber mais sobre a utilização dos fluoretos em Odontologia, devido aos ótimos resultados que apresentam na prevenção da doença cárie, segundo a cirurgiã-dentista. Contudo, existem algumas polêmicas sobre sua utilização, referente ao risco de intoxicação.

Dentro deste contexto, a docente destacou o mecanismo de ação do fluoreto, considerando sua utilização tópica ou sistêmica, os produtos fluoretados, suas características e indicações, a desmistificação da utilização de produtos fluoretados para prevenção da cárie. Também falou sobre risco de intoxicação e maneiras de evitá-la, metabolismo dos fluoretos no organismo humano e os principais mitos sobre a utilização dos fluoretos e problemas de saúde. 

Ainda ressalta que o uso de fluoretos é responsável pela diminuição significativa dos índices de cárie dentária. “Desde a década de 50, trabalhos científicos relacionaram a presença de flúor na água consumida pela população com a diminuição da ocorrência da cárie. Atualmente, sabe-se que a utilização de produtos fluoretados, aplicados diretamente sobre os dentes, chamados de produtos de uso tópico, apresentam excelentes resultados, tanto na prevenção, como no controle da doença, principalmente quando detectada em seu início”, contextualiza.

Considerando que a cárie é a principal doença relacionada à boca, a cirurgiã-dentista defende que seu controle é essencial para a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Redes sociais>