Você está aqui: Notícias > Acadêmicos confeccionam e doam estojos ecológicos para 570 crianças
Acadêmicos confeccionam e doam estojos ecológicos para 570 crianças
Publicado em: 24/10/2016 às 15:10
Usando banners antigos, trabalho uniu turmas dos cursos de Administração e Sistemas de Informação
Atualmente, o lixo é considerado um dos grandes problemas enfrentados pela população mundial. Assim, medidas para sanar os males que provoca têm sido tomadas com bons resultados. Um exemplo é a reciclagem.
Pensando nisso, a Unipar sempre adere a projetos que envolvem o tema. Para aproveitar banners descartados, acadêmicos de Administração e Sistemas de Informação, da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí, confeccionaram estojo escolar. A ação social contou com o apoio do Prove (Programa de Valorização da Educação).
As turmas uniram não só as ideias, mas também os esforços para desenhar, cortar e costurar os estojos; no total, produziram 570 para presentear crianças: 220 foram para alunos do CECAP (Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí) e o restante para alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas (em 10/10).
A professora Michele Barboza Santos orientou os trabalhos dos acadêmicos, que resolveram entrar no clima festivo do Dia das Crianças para a distribuição dos estojos. “Assim, contribuímos para deixar muitas crianças mais alegres nessa data”, diz a professora.
“Muito se pode fazer com os banners que se tornam obsoletos com o passar do tempo; é só ter criatividade. Evitar que sejam jogados no lixo comum, já que a lona de vinil é um tipo de material que leva anos para se decompor, é nossa principal preocupação nesse projeto”, argumenta a professora.
Ela acredita que a iniciativa é uma forma interessante de ampliar a consciência em relação ao um problema grave para a natureza se os banners não são aproveitados: “Ficam mais conscientes os que se envolvem diretamente no trabalho (no caso, os estudantes) e as pessoas que utilizam o produto acabado (alunos, pais, amigos)”.
Este é o segundo projeto das turmas. Ano passado os acadêmicos participaram do projeto ‘Ecobags – Sacolas Ecológicas’, quando utilizaram banners para produção de 200 sacolas que foram doadas a pessoas que faziam compras no Hiper Mercado Muffato.
A professora acrescenta que esse tipo de ação social também se torna uma importante forma de aproximar a Universidade Paranaense da comunidade. “A Unipar se preocupa em formar não somente pessoas capacitadas para o mercado de trabalho, mas cidadãos de bens que se importam com os outros e com o meio ambiente”, ressalta.
A acadêmica de Sistemas de Informação, Carolina Torsani Smecelato, diz que participar do projeto foi gratificante: “Tive a oportunidade de ver a simplicidade de um estojo estampado no sorriso de uma criança; se uma criança está sorrindo por ganhar um estojo ecológico, nós, acadêmicos da Unipar, também estamos felizes por proporcionar essa alegria, ao mesmo tempo em que cuidamos da natureza”.
A diretora da Escola Municipal Getúlio Vargas, Clarice Guedes, agradeceu aos acadêmicos pela doação: “O projeto de confecção de estojos com lona de banner é uma atitude ímpar, que vem ao encontro das novas perspectivas do ser humano em relação à sustentabilidade e à construção de um mundo melhor... Se preocupar com isso e com o próximo enobrece a alma de quem faz e de quem recebe".