Você está aqui: Notícias > Semana Acadêmica de Estética discute abordagens atuais
Semana Acadêmica de Estética discute abordagens atuais
Publicado em: 20/10/2016 às 15:00
Foram temas os disruptivos hormonais, protocolo x tratamento, gestação e pós-operatório, massoliporedux, US cavitacional, laser e LED
Em sua 12ª edição, a Semana Acadêmica do curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, foi bastante atrativa. A programação contou com palestras, com dois grandes nomes, e minicursos contemplando áreas diferentes de atuação. Teve ainda uma grande feira de cosméticos e equipamentos utilizados em procedimentos estéticos, com parceiros do ramo.
A palestra de abertura foi com uma profissional de São Paulo, a engenheira química Sonia Corazza, que abordou o tema ‘Disruptivos hormonais presentes em cosméticos e o impacto que causam na saúde do ser humano’. Segundo ela, são criadas janelas de exposição hormonal durante a vida, que começa na gestação, assim, é importante saber do perigo de alguns ingredientes de cosméticos, que podem alterar a formação do feto e causar problemas de saúde, como câncer de mama e de próstata, obesidade, alteração de tireóide, síndrome do ovário policístico e endometriose.
“A intenção da fala de hoje é sensibilizar as acadêmicas e também usuárias desses produtos a ler a bula e reconhecer esses disruptores, para a prevenção e proteção da saúde”, destaca.
Outro convidado de peso foi o fisioterapeuta e doutor Jones Agne, do Rio Grande do Sul, que trouxe a discussão sobre protocolo x tratamento. Ele frisou a importância de o profissional conhecer o seu paciente para a eficácia do tratamento, questionar principalmente os alimentos que come e se pratica atividade física.
“O objetivo é conscientizar para a capacidade de ser um profissional competente, de estar incluído na sociedade de forma segura. Também chamar a atenção para o fato de que não existe paciente só do embelezamento, a análise deve ser completa, tomando cuidado com a saúde da pele, biologia e bioquímica”, observa.
Os minicursos também tiveram laboratórios cheios. A diretora científica do SPA Brasil/Rio de Janeiro, esteticista Kátia Nunes, ministrou curso sobre massoliporedux; a esteticista Rosani Romero apresentou informações sobre o US cavitacional de alta potência; a fisioterapeuta Edla Capelari falou sobre aplicabilidade do laser e LED; e a esteticista Rosaline Gomes compartilhou sua experiência com gestação e pós-parto.