Centenário: História promove Mostra sobre ocupação do Sudoeste do Paraná
Publicado em: 19/10/2016 às 15:50
Na forma de banners, a Mostra está percorrendo as escolas do município
O curso de História da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, está promovendo a "Mostra Itinerante: Os 100 anos do Sudoeste do Paraná". A exposição é alusiva ao centenário de criação oficializada no Acordo de Limites entre Paraná e Santa Catarina em 20 de outubro de 1916.
Constituída de 160 fotografias que compõem o acervo do Cemesp (Centro de Memórias do Sudoeste do Paraná), a ideia é socializar conhecimentos usando o recurso de imagens que retratam as primeiras décadas da ocupação do Município de Francisco Beltrão, na mobilização gerada pela Cango (Colônia Agrícola Nacional General Osório).
Na forma de banners, a Mostra, que está percorrendo as escolas do município, leva aos estudantes dos níveis fundamental e médio documentos visuais que ilustram parte do passado.
A comunidade do entorno é convidada para visitar a exposição e a ajudar na identificação de personagens e lugares fotografados. Em cada escola, a Mostra é inaugurada com uma palestra sobre a História da criação da Região Sudoeste do Paraná.