UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Acadêmicos de Sistemas de Informação apresentam trabalho em evento da USP

Publicado em: 14/10/2016 às 15:00

A Unipar foi uma das duas instituições privadas com trabalhos aceitos no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo

O ex-aluno Rogério Ribeiro foi um dos autores do trabalho iniciado durante a graduação
Os egressos Rogério Ribeiro e Tiago Volpato

Despertar no acadêmico a vocação científica, assegurando o tripé ensino, pesquisa e extensão, é um dos princípios da Universidade Paranaense – Unipar. O curso de Sistemas de Informação da Unidade de Paranavaí tem obtido bons resultando em trabalhos científicos com contribuições significativas para a comunidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a Unipar, representada pelo curso de Sistemas de Informação, marcou presença no Siicusp (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo). O evento, que neste ano completou sua 24º edição, aconteceu no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos/SP (em 28 /09).

Foram aproximadamente 359 trabalhos submetidos à análise. Destes, apenas 68 foram aceitos e selecionados para apresentação. Um deles foi o da acadêmica Bruna da Mata, que contou com a colaboração do egresso Rogério Ribeiro e com a orientação da professora Claudete Werner, coordenadora do curso.

A professora Claudete informa que é criterioso o processo de aceitação de trabalhos no evento. “Um dado interessante é que, dos 68 artigos aceitos, 75% são trabalhos da própria USP, e somente 25% de outras instituições; somente dois trabalhos são de instituições privadas e um deles é da Unipar”, esclarece Claudete.

Com o tema ‘Nível de acessibilidade web brasileira fundamentada na avaliação das WCAG 2.0.’, o trabalho propôs uma avaliação das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web, sob os sites de domínio ‘gov.br’, traçando um perfil atualizado de acessibilidade para os sites sob este domínio.

O trabalho foi muito bem aceito entre os avaliadores, que exaltaram a importância desta linha de pesquisa. “Os avaliadores lembraram-se da participação da Unipar no ano passado e ressaltaram a excelente qualidade dos artigos apresentados em ambos os eventos”, relata a professora.

Para o egresso Rogério Ribeiro, participar de projetos de iniciação científica foi crucial em sua trajetória acadêmica.  “Por meio dela obtive um ótimo desenvolvimento acadêmico, fomentando o gosto pela pesquisa e a convivência com os procedimentos e métodos de pesquisa”, diz o egresso, que atualmente está cursando mestrado em Ciência da Computação na UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Na ocasião, os representantes da Unipar também aproveitaram para rever o ex-aluno e colega de curso, Tiago Volpato, que agora está cursando mestrado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP. “A iniciação científica foi fundamental para ingressar no programa de mestrado do Instituto; é um dos aspectos que valorizam no Currículo Lattes, pois demonstra o interesse inicial que o aluno tem pela pesquisa”, conta Tiago, que atualmente trabalha com o grupo de pesquisa em Engenharia de Software e desenvolve pesquisas de manutenção de Arquiteturas de Software, aplicadas em domínios como automotivos, aeronáuticos, robótica e na área da saúde.

Bruna da Mata, uma das acadêmicas autoras do trabalho, ficou muito realizada com a participação. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, que estamos colhendo frutos de nossos esforços”, afirma, também agradecendo o apoio financeiro recebido da Unipar. “Essa ajuda demonstra que a Instituição se importa com seus acadêmicos”, completou.

“Estamos obtendo excelentes resultados em nossos projetos de iniciação científica, com estes trabalhos que abrem portas para a pós-graduação; exemplo disso, é o grande número de acadêmicos ingressando em programas de mestrado”, enaltece a professora Claudete.

Redes sociais>