UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Direito e Poder Judiciário beneficiam comunidade com projetos sociais

Publicado em: 05/10/2016 às 16:00

Atendimentos acontecem via Sajug, Cejusc, Oficina de Parentalidade, Pai Presente, Justiça e Cidadania na Escola

Acadêmicos, servidores do Judiciário e responsáveis técnicos da Unipar nas instalações do Cejusc
Acadêmicos em atividade no Sajug, acompanhados dos tesponsáveis técnicos Luceli Donatti e Pedro Júnior

O curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, vem firmando importantes parcerias com o Poder Judiciário Federal e Estadual. Uma das últimas foi com o Juizado Especial Cível da Comarca local, com intuito de auxiliar nas audiências de conciliação que acontecem nas dependências da Unipar, utilizando-se da estrutura cedida ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). No projeto, executam-se as audiências das causas de menor complexidade, que envolvam a competência do juizado.

Segundo o coordenador do curso, professor Alexandre Magno, nesse projeto todo mundo ganha: as partes, os advogados, o Judiciário, acadêmicos e, principalmente, a comunidade. Além das atividades de solução de conflitos judiciais, destaca-se ainda a solução de natureza extraprocessual. A Unipar fornece espaço físico para atendimento da população, em caso de situações conflituosas, com a finalidade de resolvê-las, sem que se instaure o processo judicial.

“Muitas vezes o conflito é evitado nestes atendimentos e a solução amigável resolve problemas que demorariam anos para serem solucionados”, explica o professor.

Com a parceria também são realizados outros projetos. No ‘Oficina de Parentalidade’ acontecem reuniões com casais em processo de separação/divórcio, com a finalidade de instruí-los de que a criação dos filhos é dever do casal. Já no ‘Justiça e Cidadania também se aprende na escola’, alunos de escolas públicas recebem aulas sobre Cidadania e Justiça e também participam de visita ao Fórum da Comarca, com a finalidade de conhecerem de perto o trabalho do Judiciário.

Concomitante a estes projetos, iniciarão em breve as atividades do projeto ‘Pai Presente’, o qual tem como objetivo a facilitação do reconhecimento da paternidade, chamando o suposto pai ao Cejusc para que este, voluntariamente, reconheça a paternidade.

Sajug

O professor do curso de Direito da Unipar também destaca o papel relevante do projeto de extensão Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), que visa prestar serviços jurídicos à população carente que não dispõe de recursos financeiros para arcar com despesas e honorários de processos. Os atendimentos são nas áreas cível, família, criminal e infância e juventude.

“É um projeto que beneficia também a comunidade acadêmica, dando ao aluno a possibilidade de vivenciar a prática processual sobre vários aspectos”, ressalta Alexandre Magno.

O Sajug funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h30 às 17h. Já o Cejusc realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Mais informações pelo telefone (46) 3520-2800.

Redes sociais>