Você está aqui: Notícias > Direito: Universidade recebe o projeto Justiça no Bairro
Direito: Universidade recebe o projeto Justiça no Bairro
Publicado em: 05/10/2016 às 15:40
Em dez dias serão atendidas cerca de 250 pessoas, com perícias complexas dentro e fora da Unipar e processos em andamento na comarca
Há duas semanas, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, atende ao Justiça no Bairro, projeto do Tribunal de Justiça do Paraná, realizando perícias técnicas complexas e processos de interdições em andamento na comarca. Os atendimentos acontecem no projeto de extensão Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), envolvendo alunos da 4ª e 5ª séries do curso de Direito. O encerramento é nesta semana.
À frente do programa está a desembargadora Joeci Machado Camargo. A doutora conta que o Justiça no Bairro iniciou em Curitiba, em 2003. Em 2004 começou a sair para o interior e, em 2005, entrou nos espaços públicos e universidades. Em 2006, com a parceria do sistema Fecomércio, passou a estruturar eventos e casamento coletivo.
“O programa cria uma organização de trabalho com foco nas pessoas vulneráveis. Aqui, com a presença das partes, realizamos audiências nas Varas Cíveis e da Fazenda, de processos em andamento”, explica. Com a desembargadora participam advogados e profissionais da saúde, inclusive médico do Exército.
“O propósito é a justiça mais próxima, rápida e eficaz. Esta é uma oficina viva para acadêmicos e uma mostra efetiva do Direito na comunidade e para quem aqui trabalha, doando suas atribuições com respeito e solidariedade a quem precisa”, complementa.
Cerca de 250 casos serão atendidos na Unipar. Um deles é o do comerciante D. M., que sofreu um acidente de trânsito há 4 anos e requer indenização por danos: “O programa é importantíssimo para o andamento dos processos, sendo um benefício à pessoa que já está com problema de perda de receita e ainda precisa gastar para requerer um direito”.
Desde o início dos trabalhos, a Universidade coopera com infraestrutura, cedendo salas do Sajug para perícias e audiências, e suporte técnico, disponibilizando acadêmicos e professores para orientação e direcionamento de cada caso judicial. Respondendo pela equipe do curso de Direito está a coordenadora do Sajug, professora Alaide Baliero Bretas. A supervisora destaca que “o projeto é fundamental para a solução dos processos que se encontram pendentes, assim como para o aprendizado dos acadêmicos da 4ª e 5ª séries, que têm a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos apresentados na teoria em sala de aula”.