UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Direito: Universidade recebe o projeto Justiça no Bairro

Publicado em: 05/10/2016 às 15:40

Em dez dias serão atendidas cerca de 250 pessoas, com perícias complexas dentro e fora da Unipar e processos em andamento na comarca

Justiça no Bairro: Unipar realiza perícias e processos de interdições
Com a desembargadora e a coordenadora do Sajug, acadêmicos participam dos trabalhos
Equipes do Justiça no Bairro e do Sajug durante atendimento
Equipes do Justiça no Bairro e do Sajug durante atendimento
Equipes do Justiça no Bairro e do Sajug durante atendimento
Equipes do Justiça no Bairro e do Sajug durante atendimento
Equipe do Sajug participa de treinamento
Equipe do Sajug participa de treinamento
Equipe do Sajug participa de treinamento
Equipe do Sajug participa de treinamento
Professora Alaide Bretas recepciona a desembargadora Joeci Camargo

Há duas semanas, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, atende ao Justiça no Bairro, projeto do Tribunal de Justiça do Paraná, realizando perícias técnicas complexas e processos de interdições em andamento na comarca. Os atendimentos acontecem no projeto de extensão Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), envolvendo alunos da 4ª e 5ª séries do curso de Direito. O encerramento é nesta semana.

À frente do programa está a desembargadora Joeci Machado Camargo. A doutora conta que o Justiça no Bairro iniciou em Curitiba, em 2003. Em 2004 começou a sair para o interior e, em 2005, entrou nos espaços públicos e universidades. Em 2006, com a parceria do sistema Fecomércio, passou a estruturar eventos e casamento coletivo.

“O programa cria uma organização de trabalho com foco nas pessoas vulneráveis. Aqui, com a presença das partes, realizamos audiências nas Varas Cíveis e da Fazenda, de processos em andamento”, explica. Com a desembargadora participam advogados e profissionais da saúde, inclusive médico do Exército.  

“O propósito é a justiça mais próxima, rápida e eficaz. Esta é uma oficina viva para acadêmicos e uma mostra efetiva do Direito na comunidade e para quem aqui trabalha, doando suas atribuições com respeito e solidariedade a quem precisa”, complementa.

Cerca de 250 casos serão atendidos na Unipar. Um deles é o do comerciante D. M., que sofreu um acidente de trânsito há 4 anos e requer indenização por danos: “O programa é importantíssimo para o andamento dos processos, sendo um benefício à pessoa que já está com problema de perda de receita e ainda precisa gastar para requerer um direito”.

Desde o início dos trabalhos, a Universidade coopera com infraestrutura, cedendo salas do Sajug para perícias e audiências, e suporte técnico, disponibilizando acadêmicos e professores para orientação e direcionamento de cada caso judicial. Respondendo pela equipe do curso de Direito está a coordenadora do Sajug, professora Alaide Baliero Bretas. A supervisora destaca que “o projeto é fundamental para a solução dos processos que se encontram pendentes, assim como para o aprendizado dos acadêmicos da 4ª e 5ª séries, que têm a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos apresentados na teoria em sala de aula”.

Redes sociais>