Você está aqui: Notícias > Ciências Contábeis: Palestra discute o papel do auditor na detecção de fraude
Ciências Contábeis: Palestra discute o papel do auditor na detecção de fraude
Publicado em: 03/10/2016 às 15:00
Atividade fez parte do projeto de extensão LAF (Laboratório de Ambiência Financeira), que tem como objetivo proporcionar às empresas maior confiabilidade na gestão financeira
Na busca por enriquecer ainda mais o aprendizado acadêmico, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, promoveu a palestra ‘Fraude – desmistificando o papel do auditor na prevenção e detecção’, realizada no Teatro Unipar. Para ministrar o tema foi convidado o ex-aluno Bruno Branco, gerente de auditoria na empresa Ernst & Young, uma das quatro maiores empresas do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e transações corporativas.
A EY está presente em cerca de 150 países, com mais de 200 mil funcionários. Dentre os principais clientes atendidos pelo auditor Bruno Branco destacam-se a Tigre Tubos e Conexões, Grupo Gazin, Prati-Donaduzzi & cia, Grupo Faurecia Automotive, entre outros.
Atualmente o auditor Bruno Branco atua no escritório de Curitiba. De volta à Unipar, ele abordou o tema compartilhando com os futuros contadores informações sobre o papel do auditor na investigação de fraudes. Entre outros tópicos, também destacou como a contabilidade pode auxiliar a detectar fraudes nas empresas, os dados recentes sobre fraude e corrupção no Brasil e no mundo, deu exemplos de casos reais e ainda falou da importância do contador na gestão dos negócios e no combate às fraudes.
Laboratório de Ambiência Financeira
A palestra fez parte do projeto de extensão LAF (Laboratório de Ambiência Financeira), que tem entre seus objetivos proporcionar às empresas de Umuarama e região maior confiabilidade na gestão financeira. “Nosso trabalho é auxiliar a comunidade empresarial na gestão estratégica de seus negócios, propondo soluções viáveis para a saúde financeira da empresa”, explica o coordenador do projeto, professor Thiago Silva.
Estudantes do 3º e 4º anos participam das atividades. “Além de beneficiar a micro e pequena empresa, o projeto contribui para uma formação mais sólida do acadêmico no contexto da gestão financeira, fazendo com que ele aplique a teoria aprendida em sala de aula nos casos reais das empresas conveniadas”, garante o professor.
Os serviços prestados pelo LAF são gratuitos e as empresas interessadas em participar podem firmar convênio com o curso de Ciências Contábeis. Mais informações no (44) 3621-3814 ou pelo e-mail uliana@unipar.br.