UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Alunos e professoras da Unipar apresentam pesquisa em encontro internacional

Publicado em: 30/09/2016 às 16:10

Evento acontece anualmente e reúne grandes nomes da psicologia comportamental

Professora Carina com acadêmica
Professora Carina com acadêmica
Professoras Patricia Novaki, Deise Rosa e Cynthia Jorge
Turmas de Psicologia interagem em apresentações de pesquisas sobre análise do comportamento
Turmas de Psicologia interagem em apresentações de pesquisas sobre análise do comportamento

A Universidade Paranaense marcou presença na 25ª edição do Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e 2º Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento, realizados simultaneamente em Foz do Iguaçu, com a participação de grandes nomes da área de análise do comportamento (de 7 a 10/09).

O principal objetivo do evento foi discutir políticas para a área e promover o avanço da Psicologia no Brasil. O curso de Psicologia da Unipar, Unidades de Umuarama e Cascavel, foi representado por estudantes e professores. Da Unidade-Sede foram as alunas Dhulia Costa e Nathiely Cabral e a professora Carina Carneiro.

Na ocasião, a acadêmica Nathiely Cabral apresentou trabalho ‘A criança e o consumo: quais os efeitos?’ e a acadêmica Dhulia Costa, ‘O desenvolvimento da infância na sociedade atual’, ambos orientados pela professora Carina.

Ela informa que o evento foi uma ótima oportunidade para trocar experiências: “Como sempre, foi um Encontro muito produtivo, que permitiu discutir e compreender o desenvolvimento da criança diante das características da sociedade contemporânea”.

Segundo ela, essa temática foi escolhida em função da grande demanda infantil para atendimento psicológico, que leva os profissionais da área a refletir sobre o sofrimento psíquico na infância e questionar qual é a relação disso com o arranjo social atual.

“É preciso ser mais explorado, não só para levantamento de dados, mas principalmente para a busca de tecnologias que auxiliem na prevenção do sofrimento infantil e promoção da saúde”, defende a docente.

Para a acadêmica Nathiely, que cursa o último ano de Psicologia, a experiência única: “Foi muito bom poder compartilhar uma pequena parte do nosso trabalho de conclusão de curso com tantos estudantes e profissionais dessa área; assim, fechamos a graduação com chave de ouro!”.

Dhulia também voltou animada do Encontro: “Foi extremamente satisfatório porque entramos em contato com muitos conteúdos teóricos da análise do comportamento e conhecemos seus principais autores nacionais neste evento”.

A professora Carina também coordena em Umuarama um projeto vinculado ao Encontro da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental), intitulado ‘ABPMC Comunidade’,

que tem como objetivo discutir sobre diversas temáticas na área da Análise do Comportamento, promovendo a divulgação da área e proporcionando a aquisição de conhecimentos úteis para a comunidade.

É uma parceria entre Unipar e ABPMC Comunidade na busca de uma melhor qualidade de vida para a população. Saiba mais http://abpmc.org.br/comunidade.php.

Acompanhados pelas professoras Patricia Novaki, Deise Rosa, Cynthia Carvalho Jorge e Vanessa Dettoni, da Unipar de Cascavel foram os alunos Adrielly Garcias (2º ano) e Cristiane Lopes (3º ano), participantes do PIC; Paula Cazangi, Anni Bocca, Bruna da Costa, Giuliana Ferreira, Leandro Dias, Mariana Martins, Ariana Leite, Suelen Berlanda, Carolina Wendland, Izabela Schvan, Gabriela Esma e Alana Pedroso (4º ano); e ainda, Daniela Delfino, Daiane Carboni, Brienna Volz, Marina da Luz, Camila Vedana, Yasmin Romanini, Emanuelly Ferreira, Jordana Fontana (também do PIC), Bárbara Ferreira, Mayara de Paula, Camila Zimmerman, Marjorie Perinotti, Fabiana Machado, Camila Meneguzzi e Gabriel Souza (5º ano).

Em forma de painel, eles apresentaram os trabalhos intitulados ‘A alienação parental e a implantação de falsas memórias: uma contribuição analítico-comportamental’, ‘Abuso sexual em mulheres: um estudo preliminar sob enfoque analítico-comportamental’, ‘Correlação estresse e autoestima em acadêmicos de Psicologia: uma reflexão analítico-comportamental’, ‘Estudo de caso em terapia analítico-comportamental infantil: o luto e a dificuldade de aprendizagem’, ‘Atendimento clínico sob perspectiva analítico-comportamental - descrição de caso’ e ‘Análise do comportamento e o transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática de artigos nacionais’. Teve ainda a comunicação oral ‘Uma leitura analítico-comportamental do relacionamento amoroso na trilogia cinquenta tons de cinza’.

Quem também compartilhou discurso referente à sua pesquisa de mestrado foi a professora Cynthia Carvalho Jorge. Os temas versaram sobre ‘Avaliação da satisfação de pacientes da rede pública e privada com o atendimento médico’, em parceria com Luziane Kirchner e Maria dos Reis, e ‘Avaliação das habilidades interpessoais do médico em contextos de atendimento público e privado’, escrito com Maria dos Reis.

Redes sociais>