Você está aqui: Notícias > Cases de sucesso: Semana Acadêmica Integrada discute ‘Empresas e Tecnologias’
Cases de sucesso: Semana Acadêmica Integrada discute ‘Empresas e Tecnologias’
Publicado em: 29/09/2016 às 15:00
Evento focou cenários atuais e futuros, reunindo turmas de Administração, Ciências Contábeis, Moda e Sistemas de Informação
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, promoveu a Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda e Sistemas de Informação. O evento teve como tema central ‘Empresas e Tecnologias’. Palestras, mostra de trabalhos da iniciação científica e oficinas fizeram parte da programação (de 29/8 a 2/9).
Para proferir a palestra de abertura foi convidado o professor Thiago Martins, de Cianorte. ‘Marketing Digital – não invista em Facebook’ foi o assunto da noite. O docente enfatizou que o Facebook é só uma das estratégias de rede social e que existem outras estratégias mais eficazes quando a meta é atingir um grande público.
Entre as estratégias importantes para garantir o sucesso do negócio no mercado, citou o marketing digital, geração de conteúdo, e-mail marketing, publicidade online, pesquisa organizada, mobile, entre outras táticas. Seu intuito também foi refletir como criar produtos na internet para vender neste mercado como é conectado.
Outra palestra foi ministrada pelo gerente de vendas da Datacoper, Jordano Gonzatto, que evidenciou três pilares para a inovação: integrar ideias às pessoas, ter disciplina e método. A discussão foi embasada no livro ‘De zero a um’, de Peter Thiel, frisando que é preciso colaboração para a atitude.
O objetivo foi provocar os estudantes a inovar de maneira radical, encontrar ideias que causem impacto no mundo e oportunizem melhorias para os jovens e seus atos empreendedores. “As ideias precisam ser radicais, romper barreiras visando criar o que é novo, criar rupturas, paradigmas com novos modelos de negócios”, disse.
O palestrante instigou os participantes a pensar qual a nova ideia que ninguém está fazendo, buscando identificar um novo monopólio criativo dentro da Universidade. “Potenciais e níveis de criação a gente tem para implementar ou construir algo novo”, afirmou, referindo-se ao mais novo projeto implementado na Unipar, seu Centro Tecnológico.
Durante a semana, os alunos também participaram, no Teatro Municipal, de encontro para a articulação dos eixos para a transformação do município – projeto Cascavel 2030, que tem como foco o desenvolvimento industrial sustentável. Pensar a Cascavel do futuro, alinha empreendedorismo e inovação, sustentabilidade, tecnologia, educação e ação integrada cidadã.
Cases de sucesso (startups e empresas), em diversos ramos de atuação, também tiveram noite específica de apresentações. Compartilharam experiência a Setadigital e a Sapati - primeira loja laboratório do Brasil, Kidiz, Golden Kitchen, Gethamo, Inove, Radar Cidadão e Banzai Coworking.