Você está aqui: Notícias > Cursos de Estética e Farmácia participam de evento em homenagem aos idosos
Cursos de Estética e Farmácia participam de evento em homenagem aos idosos
Publicado em: 29/09/2016 às 14:00
Programação foi realizada no Jardim Porto Alegre e reuniu cerca de 750 participantes, de 28 grupos de idosos
Estudantes dos cursos de Farmácia e de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, participaram nesta quarta-feira, 28, da programação alusiva ao Dia Internacional do Farmacêutico e do Idoso. O evento foi realizado no salão social da igreja Menino Deus, no Jardim Porto Alegre.
Houve missa, atividades educativas e recreativas, roda de viola, danças, músicas e jogos de mesa. A promoção foi da prefeitura de Toledo e contou com o apoio da Unipar, que escalou uma equipe para prestar serviços. Ao todo, cerca de 750 pessoas, representantes de 28 grupos organizados, incluindo a sede e o interior do município, participaram da programação.
Durante o dia, os futuros farmacêuticos realizaram exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial e repassaram orientações sobre prevenção de doenças, enquanto os acadêmicos de Estética cuidaram da beleza e bem-estar dos visitantes, com designer de sobrancelhas, maquiagem, massagem relaxante e limpeza facial.
Para Célida Gottens, 62 anos, os cuidados com a pessoa independem da idade. Ela frequenta o grupo de idosos do bairro e elogiou a iniciativa da Unipar de participar da programação. “É muito importante a participação da universidade, esta preocupação com os idosos”, destacou.
Desidério Vanzella, 82 anos, residente na comunidade de Cerro da Lola, no interior do município, aproveitou a programação para fazer pela primeira vez um teste de glicemia capilar. Ele disse que faz acompanhamento sistemático da pressão arterial, mas não da glicemia; ficou muito feliz ao ver o resultado do teste, que confirmou bom índice para a sua idade. Ele elogiou a participação da Universidade Paranaense no evento e a atenção dispensada pelos acadêmicos: “É uma beleza! Isso sempre tem que acontecer”.
Segundo a coordenadora do programa Idoso em Movimento, Márcia Spies, esta atividade é realizada há quatro anos neste período, sempre com o intuito de despertar o olhar da sociedade para o idoso. “A pessoa envelhece, mas não deixa de ser um sujeito social. E é importante envelhecer e principalmente com saúde, com a vida ativa”, reforçou.