Você está aqui: Notícias > Estima em alta: Projeto de Estética oferece tratamentos para terceira idade
Estima em alta: Projeto de Estética oferece tratamentos para terceira idade
Publicado em: 29/09/2016 às 14:00
Hidratação, massagem relaxante, limpeza de pele e maquiagem estão entre os procedimentos oferecidos
Estimativas bem estabelecidas projetam que o número de idosos até 2025 será superior a 30 milhões, e a velhice tanto poderá ser acompanhado por altos níveis de doenças crônicas quanto por saúde e bem-estar.
A afirmação é da professora Raquel Machado, do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí. Ela observa que, no Brasil, assim como em diversos países em desenvolvimento, o aumento da população idosa vem ocorrendo de forma muito rápida e progressiva, sem a correspondente modificação nas condições de vida.
Assim sendo, o curso prioriza práticas que proporcionam o desenvolvimento das técnicas e habilidades das acadêmicas para serviços voltados a beneficiar a população idosa. Implantado há três anos, o projeto de Extensão Universitária ‘Estética na terceira idade e a melhora na qualidade de vida’ é um dos que cumprem esse objetivo.
No projeto, acadêmicas são capacitadas para darem orientações e recomendações sobre os cuidados básicos e diários que o idoso deve ter com a pele, corpo e cabelos, amenizando os danos causados pelas modificações e alterações que ocorrem nesse período.
Acadêmicas de todas as séries estão envolvidas nos trabalhos, realizando procedimentos como hidratação facial, hidratação de mãos e pés, massagem relaxante, hidratação capilar, limpeza de pele, maquiagem e modelagem de sobrancelha.
A professora Raquel, responsável técnica pelo projeto, salienta a importância dos cuidados que essa fase requer: “Envelhecer não é sinônimo de doença, inatividade e contração de desenvolvimento; é preciso mostrar que é possível ter uma melhor qualidade de vida”.
Segundo ela, os procedimentos realizados auxiliam muito nesse sentido, pois há uma visível melhora na autoestima: “Isso porque também nos empenhamos em repassar orientações de como cuidar melhor da pele, do corpo; todas as participantes assimilam bem nossos ensinamentos e demonstram satisfação a cada lição aprendida”.
A equipe do projeto atende, semanalmente, a um grupo de idosas no Centro de Estética e Cosmética da Unipar. Neste ano, a novidade foi expandir o atendimento, que agora contempla asilos das cidades da região – Terra Rica, Nova Esperança, Diamante do Norte, além de duas entidades de Paranavaí.
A professora ainda conta que nessas visitas o clima de interação entre idosos e as acadêmicas do curso é bastante descontraído: “Ao realizarem os procedimentos, as acadêmicas interagem com as pessoas atendidas, ouvindo suas histórias de vida, o que significa proporcionar um momento de distração para eles”.