Você está aqui: Notícias > Estudantes de Psicologia fazem visita técnica ao Museu da Loucura, em Minas Gerais
Estudantes de Psicologia fazem visita técnica ao Museu da Loucura, em Minas Gerais
Publicado em: 27/09/2016 às 16:00
Grupo aprendeu mais a respeito da Reforma Psiquiátrica no país e do atendimento em Saúde Mental
Complementar conhecimentos. Esse é objetivo de uma visita técnica. No intuito de apreciar in loco um serviço modelo de atendimento em saúde mental e, ainda, conhecer a história contada por aqueles que a vivenciaram, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, organizou uma viagem ao Museu da Loucura, em Minas Gerais.
Acompanharam o grupo as docentes Clarice Catelan Ferreira (coordenadora) e Tatiane Superti. A visita aproximou os futuros profissionais da história das políticas públicas de Saúde Mental do Brasil e permitiu conhecer a rede de atendimento à Saúde Mental em Barbacena/MG.
Na ocasião, alunos e professoras puderam percorrer os serviços de atendimento, divididos em pequenos grupos, em um modelo de imersão nas unidades de Caps (Centro de Atenção Psicossocial), residências terapêuticas, grupos de convivência e consultório na rua.
A coordenadora explica que, antes da viagem, os alunos tiveram encontros de formação sobre as Políticas Nacionais de Saúde Mental e a Reforma Psiquiátrica. O projeto foi viabilizado em parceria com a coordenadora de Saúde Mental de Barbacena, Flávia Vasques, e organizado pela assistente social trabalhadora da política de Saúde Mental do município, Leandra Vilhena. Os profissionais dos diversos setores visitados participaram do projeto, recebendo os visitantes e compartilhando suas experiências.
A visita começou no Museu da Loucura, instalado no torreão do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, construído em 1922. O acervo do Museu é composto por textos, fotografias, documentos, equipamentos, objetos e instrumentação cirúrgica, remetendo à história do tratamento ao portador de sofrimento mental anterior à Reforma Psiquiátrica.
Na história da Reforma Psiquiátrica no Brasil, Barbacena se destaca pela quantidade de hospitais psiquiátricos de que dispunha, onde eram atendidas pessoas de todo o Estado de Minas Gerais e também de estados vizinhos. “Na história da reforma psiquiátrica o município se destaca pela transformação que tem conseguido viabilizar no atendimento de pacientes egressos de internamentos psiquiátricos. O município, com pouco mais de 110 mil habitantes, conta com 32 unidades de residências terapêuticas e é referenciado nacionalmente como precursor de políticas de referência ao movimento da Reforma Psiquiátrica”, conta a coordenadora do curso de Psicologia.
Na oportunidade, os alunos e professoras também puderam visitar cidades históricas de Minas Gerais. Nas proximidades de Barbacena estão Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Tiradentes. No final de semana, antes do retorno para casa, o grupo passeou pelas cidades, visitando museus, igrejas, minas de extração de minérios e galerias.
“Os acadêmicos demonstraram muita satisfação com a atividade. O município nos recebeu muito bem e nos auxiliou no percurso aos serviços de Saúde Mental, onde foi possível apreender muito. Estar em Barbacena traz a sensação de vivência da história contada nos livros. Esperamos voltar mais vezes, com outros grupos de alunos”, ressalta a professora Clarice.