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Pintura Solidária: Projeto do curso de Arquitetura beneficia o colégio Pedro II
Publicado em: 23/09/2016 às 17:30
Acadêmicos se uniram aos alunos da escola e pintaram murais em espaços externos e na cantina, transformando o local de convivência
O projeto ‘Intervenção no Espaço – Pintura Solidária’, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense, está fazendo grande sucesso, em Umuarama. Tanto é que os acadêmicos foram convidados para pintar paredes do Colégio Estadual Pedro II. O convite surgiu após o belo trabalho realizado pela turma em uma creche e no colégio do Jardim Cruzeiro, onde deram um colorido especial aos muros e paredes, transformando a imagem dos espaços.
A atividade de cunho social, explica a coordenadora do curso, professora Paula Gomes, tem como objetivo “dar uma nova cara” à pintura já envelhecida do prédio escolar, estampando figuras e novas cores nas paredes e muros. “É uma oportunidade que nosso acadêmico tem de fazer a diferença fora da Universidade e exercitar o que aprendeu na união de composições de cores, nas relações de referências, possibilitando a interferência num espaço arquitetônico”.
Alunos do Colégio Pedro II foram conclamados a ajudar os acadêmicos na empreitada e, juntos, colocaram a ‘mão na massa’. A pintura foi feita em paredes de sala de aula e da cantina. “Primeiro fizemos um estudo das cores e do espaço no escritório modelo; depois executamos o projeto”, conta a acadêmica Kenia Bento dos Reis, ressaltando que a experiência foi gratificante. “É bem legal essa interação com as cores, com o desenho; e melhor ainda é poder compartilhar com os alunos do colégio um pouco do que aprendemos em sala de aula”.
O trabalho foi acompanhando de perto por professores das duas instituições de ensino, que também ajudaram a pintar. “O resultado foi ótimo! Essa ambiência de tonalidade de cores e figuras deu mais vida ao espaço, o que trará mais comodidade e conforto à convivência dos alunos”, avalia a coordenadora do curso da Unipar, enaltecendo outras vantagens da ação social. “Para o nosso acadêmico, treinar a percepção do espaço no antes e depois, oportunizar a relação com a sociedade enriquece ainda mais seu aprendizado”.