Mostra Eleitoral Unipar: Candidatos a prefeito expõem plano de governo
Publicado em: 22/09/2016 às 16:00
Direção e AADUP organizaram evento; o intuito é despertar a consciência política do acadêmico
Cidadania, democracia, politização. Pautada nesses eixos, a Universidade Paranaense – Unipar promoveu, no início do mês, sua 2ª Mostra Eleitoral, desta vez com os candidatos a prefeito de Cascavel. Evento foi organizado pela AADUP (Associação Atlética de Direito da Unipar) e direção da Unidade.
Estudantes de diversos cursos participaram da Mostra Eleitoral. O objetivo é possibilitar aos acadêmicos avaliar as opções de voto nas eleições municipais 2016 e ter um indicativo do que é melhor para o município, além de propiciar um contato mais próximo do que o oportunizado pelo horário eleitoral e pela televisão.
“A política é parte integrante de nossa vida e dependemos dela também para a qualidade de vida; se queremos um país melhor a hora é agora, vamos começar pelo nosso município, só assim teremos uma nação mais justa para nós, para nossos filhos e netos”, afirmou o diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, que foi o mediador do debate.
Na abertura, representando a AADUP, a diretora de Relações Públicas, Estela Souza, refletiu sobre o ‘jeitinho brasileiro’ e as manobras criadas para levar vantagem de forma incorreta, como furar a fila. “Se consideramos atitudes como esta normal, legítima, e incentivamos essa prática ilegal, que tipo de brasileiros esperamos eleger? Exercer a cidadania não é só ir à urna no dia da eleição, é uma prática diária”, destacou, em seu pronunciamento.
Mediante sorteio, os candidatos se apresentaram e falaram de suas propostas de planejamento para Cascavel durante o mandato de quatro anos. Também responderam a perguntas aleatórias elaboradas pelo público, envolvendo diversas áreas dentro do plano de governo: problemas na saúde, como fila de espera nos postos de saúde, problema da educação pública, como falta de vagas nas escolas, problema de mobilidade urbana, como transporte coletivo lotado e sucateado.
Também foram questionados sobre quais as ações práticas efetivas para fomentar o comércio e a indústria de modo a gerar economia e emprego, qual o projeto em relação aos animais de rua, como incentivar a participação da mulher na gestão pública, qual o posicionamento quanto à construção do Shopping Catuaí e qual a posição frente à comunidade LGBT.