Você está aqui: Notícias > Equilíbrio na terceira idade: Coordenador de Educação Física conclui mestrado
Equilíbrio na terceira idade: Coordenador de Educação Física conclui mestrado
Publicado em: 22/09/2016 às 16:00
No programa de mestrado, realizado na Unopar, o docente apresentou produção técnica e científica
Com objetivo de oferecer um ensino sempre voltado para a excelência e preparação de seu corpo docente, a Universidade Paranaense investe na capacitação de seus professores e pesquisadores, incentivando-os a participar de cursos de especialização, mestrado e doutorado.
Buscando progredir na carreira escolhida, o coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Unidade de Cianorte, professor Marco Suguimati, cursou o programa de mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde, da Unopar (Universidade Norte do Paraná), concluído no final do mês passado (em 26/08).
Ele trabalhou o tema ‘Comparação do equilíbrio em idosos praticantes de hidroginástica e ginástica da terceira idade do projeto de extensão Afrenti (Atividade Física e Recreativa na Terceira Idade) da Unipar’; o processo e critérios para formação teve as etapas de produção técnica (produto inédito no mercado) e produção científica (apresentação em um evento científico nacional ou internacional).
Para a produção técnica, ele produziu um Dvd, que tem como objetivo auxiliar os profissionais de educação física. “O material que produzi poderá ser usado na intervenção de idosos; é uma nova alternativa para estes profissionais trabalharem com esses beneficiários, pois hoje essa intervenção fica restrita às convencionais, como hidroginástica, alongamento, recreação e dança”, esclarece.
Na etapa de produção científica, o professor apresentou o tema de sua pesquisa no 10º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (no final do ano passado), em São Luís, Maranhão. O trabalho foi escolhido entre os três melhores apresentados no evento.
“Agradeço a Unipar pelo incentivo e a todos que me apoiaram nesta fase de minha carreira”, destaca o professor.
Para cursar o mestrado, o professor Marco recebeu auxílio financeiro do PICDU (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.