Artigos de professora são publicados em periódicos de renome nacional
Publicado em: 20/09/2016 às 15:10
Patricia Carolina Borsato atua no curso de Educação Física, Unidade de Cianorte, e cursa doutorado na UEM (Universidade Estadual de Maringá)
A professora e pesquisadora Patricia Carolina Borsato está colhendo os frutos do bom trabalho que vem desenvolvendo na sua carreira profissional. Docente do curso de Educação Física da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte, ela é coautora de quatro artigos que foram publicados em periódicos científicos, sendo que dois são de renome nacional.
O artigo ‘Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): um questionário para avaliação do clima de aprendizagem’ foi publicado na Revista de Educação Física, do Rio de Janeiro. Outro assunto escrito pela pesquisadora fala sobre o ‘Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira’, veiculado na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, de São Paulo. Já os estudos com os temas ‘Qualidade de vida e atividade física: um estudo correlacional em idosos com hipertensão arterial sistêmica’ e ‘Estresse e lesões em atletas de esportes coletivos’ foram publicados no periódico Ciências da Saúde, da Unipar de Umuarama.
“Essas publicações significam o reconhecimento da minha dedicação aos estudos e do meu esforço em fazer um trabalho cada vez mais voltado para a excelência”, orgulha-se a professora, agradecendo o apoio da sua orientadora Lenamar Fiorese Vieira e dos colegas pesquisadores. Além de docente na Unipar, onde ministra as disciplinas de Natação, Recreação e Lazer, Esportes Complementares e Fundamentos da Saúde Pública, Patricia é aluna do doutorado em Educação Física, da UEM (Universidade Estadual de Maringá).
Segundo ela, antes de ser publicado, o artigo que avalia o clima de aprendizagem foi apresentado no 26º Congresso Brasileiro e 9º Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, realizado em Belo Horizonte/MG.
“A produção científica faz com que o processo de ensino seja aperfeiçoado, por meio da leitura diversificada de estudos científicos e elaboração de pesquisas”, ressalta Patricia, enaltecendo que a publicação de artigo científico em periódico da área contribui para que o profissional se torne um professor pesquisador em programas de pós-graduação. “Essa é minha intenção e, quando terminar o doutorado, pretendo me credenciar”.