UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Setembro Amarelo na Unipar: Psicologia recebe palestra que aborda suicídio

Publicado em: 20/09/2016 às 15:00

Palestra foi organizada pela JCI e reuniu turmas do curso de Psicologia; índices apontam que qualquer pessoa está suscetível

Doutora Karla Krüger abre palestra
Doutora Karla Krüger abre palestra
Doutora Karla Krüger abre palestra

A Universidade Paranaense – Unipar adere à campanha internacional Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na última semana, o curso de Psicologia participou de palestra organizada pela JCI (Junior Chamber International), no auditório da Unipar. O assunto foi abordado pelas médicas Karla Krüger, especialista em saúde mental, e Júlia Saito, psiquiatra.

No Brasil, as primeiras atividades do movimento iniciaram em 2014, em Brasília, encabeçadas pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). O objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. 
Os dados apontam que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e que os profissionais da área da saúde também compõem o grupo de risco. Segundo as especialistas, o suicídio é uma questão de saúde pública e é necessário falar do assunto para que seja possível combatê-lo.

“Nossas vidas valem ouro e por isso é tão importante falar sobre o tema; doença mental não é frescura, não é falta de caráter ou de garra, ela existe e precisa ser analisada e tratada como qualquer outra patologia”, defende a doutora Karla.

Na palestra, também abordaram os mitos e verdades acerca do assunto, fatores de risco, onde buscar ajuda, como prevenir, dados de resiliência e a importância da rede de apoio. Outro evento relevante é que as ideias de suicídio são sinais de um problema de saúde que pode ser tratado, sendo fundamental procurar ajuda profissional e apoio de amigos e familiares, nunca o isolamento.

A organizadora da campanha em Cascavel, a JCI, mais conhecida como Câmara Junior, é uma organização mundial de jovens cidadãos ativos, que têm como objetivo proporcionar oportunidades para que jovens desenvolvam a sua liderança e empreendedorismo, atuando junto à comunidade, com a geração de mudanças positivas e impactantes na resolução de problemas sociais. “Apoiamos o Setembro Amarelo, pois por meio deste movimento podemos gerar transformações para muitas pessoas, e ajudar quem pensa em suicídio”, explica a secretária da JCI, Gabriela Grando.

Ainda sobre o tema, no dia 23, a Cipa programa para os colaboradores da Unipar palestra com a psicóloga Deise Rosa.

Redes sociais>