Você está aqui: Notícias > Direito: Estudante e advogado do Sajug defendem réu em julgamento
Direito: Estudante e advogado do Sajug defendem réu em julgamento
Publicado em: 19/09/2016 às 15:50
De agosto para cá, é o terceiro julgamento que o projeto participou
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, cada vez mais estimula e oportuniza seus acadêmicos a se familiarizarem com a prática profissional da carreira escolhida.
Isabela Lage, estudante do 5º ano e estagiária do Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), pôde acompanhar o advogado do projeto, Wanderley Stefanelli, no julgamento do jovem Vinicius dos Santos, realizado pelo Tribunal do Júri da comarca de Umuarama.
O Sajug, projeto de extensão do curso de Direito, fez a defesa do réu, acusado de homicídio. Após o debate, o conselho de sentença decidiu absolver o acusado, que logo após a sentença voltou para a casa de sua família.
O advogado conta que o crime aconteceu em 2013, na Estrada Pavão, em Umuarama. A vítima foi encontrada pelos policiais sem vida no dia seguinte, próximo ao bairro Arco Iris. Após diligências, os investigadores encontraram um menor de 17 anos, que assumiu a autoria do crime. Durante a investigação policial, foi verificado que o acusado Vinícius Monteiro, juntamente com o menor, estiveram na companhia da vítima no dia do crime, razão porque foram acusados, presos preventivamente e submetidos a julgamento pelo júri popular.
No mês de agosto, mais dois casos julgados pelo Tribunal do Júri foram defendidos pela equipe de advogados e estagiários do Sajug.
Desde 1987, quando foi criado, o Sajug (Serviço de Atendimento Judiciário Gratuito) oferece assistência jurídica em três núcleos: Cívil, Penal e Trabalhista. Dessa forma, estudantes de Direito do 3º ao 5º ano atuam prestando atendimento a comunidade, supervisionados por advogados. O projeto beneficia a população, que pode contar com ajuda gratuita e facilita para os alunos na escolha da área em que irá se especializar.
O Sajug está localizado no Câmpus-Sede; os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h.